Jogos de Amorosidade e Sistematização de Experiências em Cursinho Popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p288-308

Palavras-chave:

Jogos de amorosidade, Sistematização de experiências, Educação popular, Cursinho Popular

Resumo

Neste artigo, divulga-se sistematização de experiências coletivamente refletidas a partir de práticas discursivo-pedagógicas de participantes de cursinho popular, na periferia de Fortaleza-CE, criado a partir de diálogos entre universidade e comunidade, numa perspectiva cartográfica, como projeto de extensão comunitária, integralmente desenvolvido como atividade de ensino e pesquisa. O texto compreende retalho de uma ampla colcha tecida em coletivo como tese durante pesquisa de doutoramento em universidade pública no Ceará, intitulada “xxx”. A contribuição da pesquisa consiste em experimentar um conceito, jogos de amorosidade (Autora B, 2023). O termo permite ser atravessado por atos de fala dos participantes, das concepções de jogos de linguagem, de Wittgenstein (2017), e amorosidade, de Freire (1987) e hooks (2021ab). Outro sim, inauguramos o uso da Sistematização de Experiências (Holliday, 2006), como metodologia de pesquisa na área de Linguística Aplicada, que compreende a linguagem como prática social transformadora (Lopes, 2016). A análise, de perspectiva pragmática cultura (Alencar, 2015), permitiu concluir que os jogos de amorosidade dos participantes constituem produção de artefatos discursivo pedagógicos, afetivos e solidários, numa travessia de suas lutas contra sistemas opressores que comprometem seus modos de ser.

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Biografia do Autor

Claudiana Nogueira de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

Claudiana Alencar atualmente atua no Programa de Doutorado em Linguística Aplicada (POSLA) e no Mestrado em Educação e Ensino (MAIE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde coordena o Programa Viva a Palavra: dinâmicas de linguagem, paz e resistência da juventude negra da periferia de Fortaleza. Suas pesquisas em Semântica e Pragmática, Educação Popular, Linguística Crítica e Pedagogia Decolonial focam nas gramáticas culturais de resistência da juventude, no compartilhamento de saberes entre a Universidade e os movimentos culturais populares, e nas lutas contra a aniquilação da juventude pobre nas grandes cidades brasileiras.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-13

Como Citar

MAGALHAES BRITO, G. G.; NOGUEIRA DE ALENCAR, C. Jogos de Amorosidade e Sistematização de Experiências em Cursinho Popular. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 288–308, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p288-308. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20658. Acesso em: 18 dez. 2024.