Jogos de Amorosidade e Sistematização de Experiências em Cursinho Popular
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p288-308Mots-clés :
Jogos de amorosidade, Sistematização de experiências, Educação popular, Cursinho PopularRésumé
Neste artigo, divulga-se sistematização de experiências coletivamente refletidas a partir de práticas discursivo-pedagógicas de participantes de cursinho popular, na periferia de Fortaleza-CE, criado a partir de diálogos entre universidade e comunidade, numa perspectiva cartográfica, como projeto de extensão comunitária, integralmente desenvolvido como atividade de ensino e pesquisa. O texto compreende retalho de uma ampla colcha tecida em coletivo como tese durante pesquisa de doutoramento em universidade pública no Ceará, intitulada “xxx”. A contribuição da pesquisa consiste em experimentar um conceito, jogos de amorosidade (Autora B, 2023). O termo permite ser atravessado por atos de fala dos participantes, das concepções de jogos de linguagem, de Wittgenstein (2017), e amorosidade, de Freire (1987) e hooks (2021ab). Outro sim, inauguramos o uso da Sistematização de Experiências (Holliday, 2006), como metodologia de pesquisa na área de Linguística Aplicada, que compreende a linguagem como prática social transformadora (Lopes, 2016). A análise, de perspectiva pragmática cultura (Alencar, 2015), permitiu concluir que os jogos de amorosidade dos participantes constituem produção de artefatos discursivo pedagógicos, afetivos e solidários, numa travessia de suas lutas contra sistemas opressores que comprometem seus modos de ser.
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Atualizado em 15/07/2017