El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional
factores y actores
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p244-263Palavras-chave:
Internacionalização da educação superiorResumo
Este artigo aborda a questão do planejamento de um MAI, considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino.
Downloads
Referências
BOURDIEU, P. Meditaciones pascalianas. Barcelona: Anagrama, 1999.
BOURDIEU, P. El campo científico. Redes: revista de estudios sociales de la ciencia, n. 1, v. 2, p. 129-160, 1994. Disponível em http://ridaa.unq.edu.ar/handle/20.500.11807/317 Acesso em 14 mar. 2023.
BOURDIEU, P. El oficio de científico. Ciencia de la ciencia y reflexividad. Barcelona: Anagrama, 2003.
DE WIT, H.; HUNTER, F.; HOWARD, L.; EGRON-POLAK, E. Internationalization of higher education. Study. Bruselas: European Parliament Committee on Culture and Education, 2015.
FRANÇA, T.; PADILLA, B. Movilidad académica de latinoamericanos hacia Europa: reproduciendo los patrones de la migración sur-norte. In: SASSONE, S. Diversidad, migraciones y participación ciudadana. Identidades y relaciones interculturales. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: IMHICIHU - Instituto Multidisciplinario de Historia y Ciencias Humanas, 2020, p. 181-204.
JIMÉNEZ ZUNINO, C. Capital internacional en las movilidades externas de la UNC. Revista de Estudios Internacionales, [S.l.], n. 2, v. 2, p.186-211, 2020. Disponível em:
https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revesint/article/view/32634. Acesso em: 1 abr. 2023.
KNIGHT, J. Higher education internationalization: Concepts, rationales, and frameworks. Revista REDALINT. Universidad, Internacionalización e Integración Regional, [S.l.], n. 1, v.1, p. 65-88, 2021.
Disponível em: https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/redalint/article/view/3090. Acesso em: 31 ago. 2023.
MERRIAM, S.; TISDELL, E. Qualitative Research. A Guide to Design and Implementation. San Francisco, CA: Jossey-Bass Publishers, 2016.
MORENO, M. V. Tres niveles de análisis sobre la movilidad académica de argentinos hacia Estados Unidos. Estudios Sociológicos, n. 38, v. 113, p. 497-531, 2020. DOI: https://doi.org/10.24201/ES.2020V38N113.1786
MURPHY-LEJEUNE, E. Student Mobility and Narrative in Europe. The new strangers. New Fetter Lane, London: Routledge, 2002.
PASSARINI, J.; ZUCARELLI, V.; SILBA OLIVA, M.,; SÁNCHEZ, E.; DE LEÓN, F.; OJEDA, N.; THEILER, J. Evaluación de la movilidad académica: opinión de participantes de los programas Escala y Marca. Integración y Conocimiento, [S.l], v. 8, n. 2, p. 41-53, 2019. Disponível em https://revistas.unc.edu.ar/index.php/integracionyconocimiento/article/view/25014 Acesso em 20 abr. 2023.
PEDONE, C.; ALFARO, Y. La migración cualificada en América Latina: una revisión de los abordajes teóricos metodológicos y sus desafíos. Periplos, [S. l], n. 2, v. 1, p. 3-18, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/obmigra_periplos/article/view/21223. Acesso em: 31 ago. 2022.
____. ANONIMATO.
SAUTIER, M. Move or perish? Sticky mobilities in the Swiss academic context. Higher Education, [S.l], n. 82, [S.v]. p. 799–822, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-021-00722-7
SCHÄFER, G. Accumulation of mobility capital over the life course of mobile doctoral candidates. Applied Mobilities, [S. l], [S. n.], p. 1-18, 2020.
DOI: https://doi.org/10.1080/23800127.2020.1716452
SOUTO-OTERO, M., HISMAN, J., BEERKENS, M., DE WIT, H., & VUJIC, S. (2013). Barriers to International Student Mobility: Evidence From the Erasmus Program. Educational Researcher, n. 42, v. 2, p. 70-77, 2013. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X12466696
SUASNÁBAR, C. La institucionalización de la educación como campo disciplinar. Un análisis desde la perspectiva de la historia social de las ciencias sociales. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Ciudad de México, n. 18, v. 2, p. 1281-1304, 2013. Disponível em
https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1405-66662013000400012&script=sci_abstract Acesso em 2 fev. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leslie Quiroz-Schulz, Mónica de la Fare
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017