El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional
factores y actores
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p244-263Palabras clave:
Internacionalización de la Educación SuperiorResumen
Este artigo aborda a questão do planejamento de um MAI, considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino.
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Citas
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Atualizado em 15/07/2017