Tornar-se Professor(a) Universitário(a)

Aprendizagens, Concepções, Desafios e Engajamentos

Autores

  • Elzanir dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p100-118

Palavras-chave:

Processos identitários; docência universitária; memoriais acadêmicos; autoformação

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que objetivou analisar processos identitários de professores (as) que atuam em uma universidade pública do estado da Paraíba, a partir de memoriais elaborados para progressão na carreira. A abordagem metodológica foi a pesquisa (auto) biográfica. As reflexões tematizam aprendizagens, concepções e desafios atinentes ao processo de construir-se docente universitári(o)a. As análises denotam engajamentos políticos como fator importante no aprender a profissão; concepções de docência associadas à transformação individual; desafios relativos às condições de trabalho; engajamentos que evocam o sentimento de pertença à docência; bem como a dimensão autoformativa da escrita dos memoriais, consubstanciada em um balanço das trajetórias e dos modos de aprender e estar na profissão, anunciando devires e ensejando processos de autocompreensão/autoformação e de (re) descoberta de si.

 

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Biografia do Autor

Elzanir dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professora Associada do Departamento de metodologia da Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Cursou Doutorado na Universidade Federal do Ceará, cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na mesma Universidade. É vice-lider do grupo de pesquisa Curriculo, Formação de Professores e Narrativas (Auto) biográficas. Desenvolve estudos nas áreas de Didática, Avaliação e Formação de Professores, com ênfase na pesquisa (Auto) Biográfica.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-06-05

Como Citar

DOS SANTOS, E. Tornar-se Professor(a) Universitário(a) : Aprendizagens, Concepções, Desafios e Engajamentos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 100–118, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p100-118. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16899. Acesso em: 17 jul. 2024.