Tornar-se Professor(a) Universitário(a)

Aprendizagens, Concepções, Desafios e Engajamentos

Auteurs-es

  • Elzanir dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p100-118

Mots-clés :

Processos identitários; docência universitária; memoriais acadêmicos; autoformação

Résumé

Este artigo resulta de uma pesquisa que objetivou analisar processos identitários de professores (as) que atuam em uma universidade pública do estado da Paraíba, a partir de memoriais elaborados para progressão na carreira. A abordagem metodológica foi a pesquisa (auto) biográfica. As reflexões tematizam aprendizagens, concepções e desafios atinentes ao processo de construir-se docente universitári(o)a. As análises denotam engajamentos políticos como fator importante no aprender a profissão; concepções de docência associadas à transformação individual; desafios relativos às condições de trabalho; engajamentos que evocam o sentimento de pertença à docência; bem como a dimensão autoformativa da escrita dos memoriais, consubstanciada em um balanço das trajetórias e dos modos de aprender e estar na profissão, anunciando devires e ensejando processos de autocompreensão/autoformação e de (re) descoberta de si.

 

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Biographie de l'auteur-e

Elzanir dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Professora Associada do Departamento de metodologia da Educação, da Universidade Federal da Paraíba. Cursou Doutorado na Universidade Federal do Ceará, cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na mesma Universidade. É vice-lider do grupo de pesquisa Curriculo, Formação de Professores e Narrativas (Auto) biográficas. Desenvolve estudos nas áreas de Didática, Avaliação e Formação de Professores, com ênfase na pesquisa (Auto) Biográfica.

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Publié-e

2024-06-05

Comment citer

DOS SANTOS, E. Tornar-se Professor(a) Universitário(a) : Aprendizagens, Concepções, Desafios e Engajamentos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 100–118, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p100-118. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16899. Acesso em: 17 juill. 2024.