A Dimensão Afetiva na Formação Integrada da Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p214-232

Palavras-chave:

Educação Básica; Educação Profissional; Formação Integrada; Afetos.

Resumo

O debate sobre a Educação Integral tem sido cada vez mais recorrente entre as pesquisas e produções científicas em educação. No ensino profissional, no entanto, ainda é um tema que merece análises mais ampliadas, sobretudo, no que diz respeito à compreensão da dimensão afetiva. Neste artigo propomos entender a importância dos afetos na (re)construção do princípio da integralidade do Ensino Médio, que não se dá fora do entendimento da concepção de homem, do lugar que ele ocupa na natureza e das suas relações, sobretudo, com o conhecimento. No campo metodológico optamos pela produção de dados a partir da investigação qualitativa, utilizando da análise documental e da revisão bibliográfica. O texto busca aproximações com a teoria dos afetos espinosana e se ampara nas recentes reformas da educação nacional para dialogar com formação integrada. As discussões realizadas indicam contradições na política educacional que ameaçam a continuidade desta forma de ensino, mas, também, apontam para fragilidades antigas na compreensão acerca da dimensão afetiva, dificultando a ampliação do princípio da integralidade na Educação Profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE/ INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, desenvolvendo pesquisa sobre os afetos na Educação Profissional. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui licenciatura em Pedagogia. Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. É membra do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). 

Dinamara Feldens, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora pela Universidade Complutense de Madrid UCM, na área de Filosofia da Educação, estudando o filósofo Frances Gilles Deleuze. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS/RS , durante o doutorado realizou estudos e pesquisas com bolsa MTC/ CNPq na Universidade da Sorbonné - Paris V, França, na área de Antropologia do corpo sob a supervisão de Georges Vigarello. Possui licenciatura em História e filosofia. È professora e pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós Graduação em Educação na linha de Pesquisa Sociedade, Subjetividades e Pensamento Educacional. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (GPECS/UFS/CNPq). Desenvolve projetos científicos e de extensão vinculados ao tema processos de subjetividades e poder na Contemporaneidade. Atua principalmente nos temas: filosofia da diferença, epistemologia do conhecimento, estudos de gênero, poder, corpo e cultura.

Referências

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 01 mai 2022.

_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 01 set 2022.

_______. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nºs 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 03 mai. 2022.

_______. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o §2º do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec2208.pdf. Acesso em 01 mai 2022.

_______. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm. Acesso 03 mai. 2022.

_______. Decreto nº 10.656, de 22 de março de 2021. Regulamenta a Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/decreto/d10656.htm. Acesso em: 13 ago 2022.

_______. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http:// https://www.gov.br/mec/pt-br/media/seb-1/pdf/leis/resolucoes_cne/rceb006_12.pdf. Acesso em: 13 mai 2022.

_______. Resolução nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 05 mai. 2022.

_______. Resolução nº3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf. Acesso em: 04 jul. 2022.

_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 mai. 2022.

_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Federal n.º 10.172, de 9/01/2001. Brasília: MEC, 2001c.

_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC, SECAD, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022.

_______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria nº 2.116, de 6 de dezembro de 2019. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.116-de-6-de-dezembro-de-2019-232132483. Acesso em: 13 ago. 2022.

_______. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Documento base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 14 mai. 2022.

_______. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica: Concepções e Diretrizes. Brasília, 2010.

_______. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Instituições da Rede Federal. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes. Acesso em 04 jun. 2022.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Espinosa: uma filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna, 1995.
_______. Política em Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

_______. Contra a servidão voluntária. Org. Homero Santiago. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

_______. I Encontro Deleuze e Guattari: Desejo e política (Abertura). Youtube, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IlEMo2pYBFs. Acesso em 03 jun. 2022.

CONIF. Fórum de Dirigentes de Ensino. Documento base para a promoção da formação integral, fortalecimento do ensino médio integrado e implementação do currículo integrado no âmbito das Instituições da Rede EPCT. Disponível em: https://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Documento-Base-ensino-m%c3%a9dio-integrado-na-Rede-EPCT-FDE-maio-2016.pdf. Acesso em: 04 mai. 2022.

_______. Análise da resolução 01/2021/cne e diretrizes para o fortalecimento da ept na rede federal de educação profissional e tecnológica, 2021.

DELEUZE, Gilles. Espinosa: Filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002.

_______. Espinosa e o problema da expressão. Trad. GT Deleuze- 12. Coord. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2017.

_______. Proust e os signos. 2.ed. trad. Antonio Piquet e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo c esquizofrenia. trad. Aurélio Guerra Neto et alii. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996. v.3

ESPINOSA, Benedito. Ética. Trad. Tomaz Tadeu. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

_______. Tratado da emenda do intelecto. Trad.: Cristiano Novaes de Rezende. Campinas, SP: UNICAMP, 2015.

_______. Tratado teológico-político. trad. Diogo Pires Aurélio. 3 ed. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2004.

FÓRUM DE DIRIGENTES DE ENSINO/CONIF. Diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, 2018.

IABEL, Leila de Almeida Castillo. Ensino médio técnico integrado no IFRS- Câmpus Sertão: o cuidado afetuoso nas relações do ensinar. Porto Alegre, 2014. 102 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). PUCRS, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE. Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (2020-2024).

LE GOFF, 2013. Para uma outra Idade Média: Tempo, trabalho e cultura no ocidente. trad. Thiago de Abreu e Lima Florêncio; Noéli Correia de Melo Sobrinho. Petrópolis, Vozes: 2013.

NEGRI, Antônio. A anomalia selvagem. trad. Raquel Ramalhete. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. 504 p.

Pensamento e liberdade em Espinosa. CCLULP, Rio de Janeiro, 1988. Disponível em: https://acervoclaudioulpiano.wordpress.com/2017/09/03/pensamento-e-liberdade-em-espinosa/. Acesso em 22 mai. 2022.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; Zucchetti, Dinora Tereza. Pedagogia integradora: sinalizações didático-curriculares para experiências de educação integral. Interfaces Científicas. v.9. n.3, p. 9-26. Aracaju, 2020.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-04-13

Como Citar

LIMA, C.; FELDENS, D. . A Dimensão Afetiva na Formação Integrada da Educação Profissional. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 214–232, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p214-232. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15425. Acesso em: 21 nov. 2024.