Pesquisa-Formação em Etnocomunicação no Contexto Contemporâneo
saberes e fazeres indígenas na relação comunicação/educação
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p37-54Palavras-chave:
etnocomunicação; povos indígenas;tecnologias digitais informação e comunicação; decolonialidade.Resumo
O artigo em questão faz parte de uma pesquisa de Pós-Doutorado em diálogo com parceiras do Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE). A proposta resulta de experiências de ensino, pesquisa, extensão e atuação na pós-graduação, tendo como método a pesquisa-formação multirreferencial (SANTOS, 2019; ARDOINO, 1998) no campo da educação e comunicação com os povos indígenas do Brasil. Objetiva discutir questões envolvendo a etnocomunicação como dispositivo de luta identitária, ancestral e decolonial e os diferentes usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A metodologia utilizada é a pesquisa-formação, com imersão nos movimentos assumidos pelos povos originários, no movimento nacional de luta por direitos constitucionais e da terra, e com ações articuladas ao projeto de formação de professores indígenas ASIE. Pistas iniciais nos levam a compreender que as tecnologias digitais contemporâneas são apropriadas para comunicação, mas ainda pouco inseridas nas práticas educativas no contexto investigado.Downloads
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Referências
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Arquivos adicionais
Publicado
2022-08-16
Como Citar
ZENHA, L.; GRANDO, B. S. .; SILVA, C. R. B. da . Pesquisa-Formação em Etnocomunicação no Contexto Contemporâneo : saberes e fazeres indígenas na relação comunicação/educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 37–54, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p37-54. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14417. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático 67
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Atualizado em 15/07/2017