Pesquisa-Formação em Etnocomunicação no Contexto Contemporâneo

saberes e fazeres indígenas na relação comunicação/educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p37-54

Palavras-chave:

etnocomunicação; povos indígenas;tecnologias digitais informação e comunicação; decolonialidade.

Resumo

O artigo em questão faz parte de uma pesquisa de Pós-Doutorado em diálogo com parceiras do Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE). A proposta resulta de experiências de ensino, pesquisa, extensão e atuação na pós-graduação, tendo como método a pesquisa-formação multirreferencial (SANTOS, 2019; ARDOINO, 1998) no campo da educação e comunicação com os povos indígenas do Brasil. Objetiva discutir questões envolvendo a etnocomunicação como dispositivo de luta identitária, ancestral e decolonial e os diferentes usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). A metodologia utilizada é a pesquisa-formação, com imersão nos movimentos assumidos pelos povos originários, no movimento nacional de luta por direitos constitucionais e da terra, e com ações articuladas ao projeto de formação de professores indígenas ASIE. Pistas iniciais nos levam a compreender que as tecnologias digitais contemporâneas são apropriadas para comunicação, mas ainda pouco inseridas nas práticas educativas no contexto investigado.

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Biografia do Autor

Leonardo Zenha, Universidade Federal do Pará

Professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pará . Professor do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB)- da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC)da Universidade Federal do Pará Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Especialização em Educação a Distância(2006)Senac -MG. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais(2010). Doutor(2016) em Politicas Públicas e Formação Humana na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Beleni Saléte Grando, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação (UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFMT). Líder do Grupo de Pesquisa  Corpo, Educação e Cultura (COEDUC/UFMT), do Projeto Ação Saberes Indígenas na Escola – Rede UFMT-Unemat-UFR; e  coordenadora pelo PPGE/UFMT, do Procad-Amazônia/Capes Rede UFPA-UFMT-UFAM.

Cristiane Ribeiro Barbosa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias do Estado do Pará

Mestranda de Pós-graduação em Educação e Cultura (UFPA). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecno logias do Estado do Pará (IFPA). Belém (PA),

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-08-16

Como Citar

ZENHA, L.; GRANDO, B. S. .; SILVA, C. R. B. da . Pesquisa-Formação em Etnocomunicação no Contexto Contemporâneo : saberes e fazeres indígenas na relação comunicação/educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 67, p. 37–54, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p37-54. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14417. Acesso em: 29 mar. 2024.