O centenário de Maria Yedda Leite Linhares
memórias da sua atuação na educação no Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p181-192Palavras-chave:
Maria Yedda Leite Linhares, educação, mulheres, pensamento educacional brasileiro.Resumo
No artigo em tela, analisamos a gestão da historiadora Maria Yedda Leite Linhares na secretaria municipal de educação do Rio de Janeiro. Escolhida pelo vice-governador Darcy Ribeiro e nomeada no dia seguinte a posse do prefeito Jamil Haddad, em março de 1983, as práticas pedagógicas desenvolvidas durante sua gestão, representaram um processo de ruptura com a política educacional instalada pelos governos anteriores. Nosso estudo assinala as especificidades do período em que administrou a pasta da educação municipal, destacando a formação de sua equipe, a reorganização das diretrizes da alfabetização e as demandas apresentadas pela FAMERJ ao grupo político que comandava o Rio de janeiro, ao qual, Maria Yedda integrava. O recorte teórico e documental ressalta a conjuntura política herdada naquele momento e os sentidos e significados que irão demarcar o pensamento educacional de Darcy Ribeiro e as ações políticas brizolista.
Downloads
Referências
FARIA, Lia. Ideologia e utopia nos anos 60: um olhar feminino. RJ: EdUERJ, 1997.
FARIA, Lia. Chaguismo e brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense. Rio de Janeiro: FAPERJ: Quartet, 2011.
FERREIRA, Marieta de Moraes. A História como oficio: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: História das mulheres no Brasil.
PERROT, Michelle. Os Excluídos da História. S. Paulo. Ed. Paz e Terra, 1988.
ROCHA, D. Entrevista com Maria Yedda Linhares. Estudos Históricos, RJ, vol. 5, n. 10, 1992, p. 216-236.
SAMARA, Eni de Mesquita. Família, mulheres e povoamento. São Paulo: Edusc, 2003.
SCOTT, Joan. História das Mulheres. In: A Escrita da História. BURKE, Peter. SP: UNESP, 1992.
XAVIER, Libânia Nacif. Inovações e (Des) Continuidades na Politica Educacional Fluminense In: FREIRE, Américo, SARMENTO, Carlos Eduardo e MOTTA, Marly Silva (org). Um Estado em Questão: os 25 anos do Rio de Janeiro. FGV/ALERJ/FGV, 2001
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017