O centenário de Maria Yedda Leite Linhares
memórias da sua atuação na educação no Estado do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p181-192Palabras clave:
Maria Yedda Leite Linhares, educación, mujeres, pensamiento educativo brasileño.Resumen
En el artículo analizamos la gestión de la historiadora Maria Yedda Leite Linhares en el departamento de educación municipal de Río de Janeiro. Elegido por el vicegobernador Darcy Ribeiro y designado alcalde Jamil Haddad en marzo de 1983, las prácticas pedagógicas desarrolladas durante su mandato representaron un proceso de ruptura con la política educativa instalada por gobiernos anteriores. Nuestro estudio destaca las especificidades del período en el que administró la cartera de educación municipal, destacando la formación de su equipo, la reorganización de los lineamientos de alfabetización y las demandas presentadas por FAMERJ al grupo político que comandaba Río de Janeiro, al que, María Yedda integrado. El enfoque teórico y documental destaca la situación política heredada en ese momento y los sentidos y significados que demarcarán el pensamiento educativo de Darcy Ribeiro y la acción política de Brasil.
Descargas
Citas
FARIA, Lia. Ideologia e utopia nos anos 60: um olhar feminino. RJ: EdUERJ, 1997.
FARIA, Lia. Chaguismo e brizolismo: territorialidades políticas da escola fluminense. Rio de Janeiro: FAPERJ: Quartet, 2011.
FERREIRA, Marieta de Moraes. A História como oficio: a constituição de um campo disciplinar. Rio de Janeiro: FGV, 2013.
HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: História das mulheres no Brasil.
PERROT, Michelle. Os Excluídos da História. S. Paulo. Ed. Paz e Terra, 1988.
ROCHA, D. Entrevista com Maria Yedda Linhares. Estudos Históricos, RJ, vol. 5, n. 10, 1992, p. 216-236.
SAMARA, Eni de Mesquita. Família, mulheres e povoamento. São Paulo: Edusc, 2003.
SCOTT, Joan. História das Mulheres. In: A Escrita da História. BURKE, Peter. SP: UNESP, 1992.
XAVIER, Libânia Nacif. Inovações e (Des) Continuidades na Politica Educacional Fluminense In: FREIRE, Américo, SARMENTO, Carlos Eduardo e MOTTA, Marly Silva (org). Um Estado em Questão: os 25 anos do Rio de Janeiro. FGV/ALERJ/FGV, 2001
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017