O uso pedagógico das tecnologias digitais:
do currículo à formação de professores em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p174-187Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Ensino Remoto, Formação do Professor, Prática PedagógicaResumo
O presente artigo reflete como as Tecnologias Digitais (TD) podem contribuir para ressignificar o fazer docente em contextos de ensino e aprendizagem, pois, ao mesmo tempo em que causam expectativas por representar o “novo”, em contrapartida, provocam muitas tensões em relação à prática educativa, no que tange, especialmente, às formas de apropriação e implementação por parte do professor individualmente ou pela assunção de um projeto coletivo. Com as repentinas mudanças provocadas na educação pela Pandemia da COVID-19, a necessidade da utilização das TD, a fim de que as aulas prosseguissem, tornou-se imperativa, da educação básica ao ensino superior. A análise empreendida está suportada na pesquisa de natureza bibliográfica. Como resultados apontamos que a apropriação pedagógica das tecnologias digitais se impõe como um dos desafios à ação docente, especialmente com o ensino remoto, bem como, exige a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e operacionais imprescindíveis para o melhor aproveitamento das tecnologias em função, particularmente, da formação dos estudantes.
Downloads
Referências
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2021. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/view/9251/4047. Acessado em 15 jan. 2021.
BARRETO, R. G. Novas tecnologias na educação presencial e a distância II. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Unesp, 2003. p. 109-118.
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acessado em 15 jan. 2021.
CARVALHO, D. A. C.; LIMA, M. R. de. Formação de professores para o uso pedagógico das tecnologias digitais de informação e comunicação: uma visão dos marcos legais contextualizada nos cursos da UFSJ. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7586. Acessado em 19 mar. 2021.
COLL, C.; MAURI, T.; ONRUBIA, J. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 67-93.
COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C.; MONEREO, C. et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.
COSTA, F. A. Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Portugal: Santillana, 2012. (Coleção Educação em Análise)
COSTA, F. A. Competências TIC: estudo de implementação. Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE). Ministério da Educação. Lisboa: GEPE, 2008.
CUNHA, L. F. F. da.; SILVA, A. de S.; SILVA, A. P. da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acessado em: 24 fev. 2021.
HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning Friday. EDUCAUSE Review, March 27, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acessado em: 08 fev. 2021.
JONASSEN, D. H. Computadores, ferramentas cognitivas. Porto: Porto Editora, 2004.
KENSKI, V. M. Novas tecnologias: o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 8, p. 58-71, mai./jun./jul./ago. 1998.
LOPES, R. P.; FURKOTTER, M. Formação inicial de professores em tempos de TDIC: uma questão em aberto. Educação em Revista. [online] v. 32, n. 4, pp. 269-296, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982016000400269&lng=en&nrm=iso. Acessado em 20 mar. 2021.
MARCO, F. F. Atividades computacionais de ensino na formação inicial do professor de matemática. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 2009.
MARINHO, S. P.; LOBATO, W. Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pós-graduação em educação. In: Colóquio de Pesquisa em Educação, 6, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: [s.n.], 2008, pp. 1-9.
NEGRÃO, F. C.; MORHY, P. E. D. O cenário da educação pública no Amazonas em tempos de pandemia. In: MARTINS, G. Estratégias e Práticas para Atividades a Distância. Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2020.
NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001.
PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PÉREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 3 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 95-114.
PETRONI, A. P.: SOUZA, V. L. T. de. Vigotski e Paulo Freire: contribuições para a autonomia do professor. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 27, 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3601. Acessado em: 19 mar. 2021.
PIRES, P. A. G.; SILVA, L. L. da. Tecnologias de informação e comunicação (TICS) e trabalho docente: desafio pedagógico. Momento: diálogos em educação, v. 28, n. 3, pp. 201-215, set./dez., 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/7766. Acessado em: 10 fev. 2021.
PRESNKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. In: PRESNKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, v. 9, 2001.
PONTE, J. P.; OLIVEIRA, H.; VARANDAS, J. M. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 159-192.
RICHT, A. Projetos em Geometria Analítica usando software de geometria dinâmica: repensando a formação inicial docente em Matemática. 2005. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2005.
RODRIGUES, A. L. A formação ativa de professores: um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais. Investigar em Educação, v. 2, n. 6, pp. 199- 223, 2017. Disponível em: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/126. Acessado em: 15 dez. 2020.
SAMPAIO, M. N.; LEITE, L. S. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 2001.
SANTOS JUNIOR, V. B. dos.; MONTEIRO, J. C. da S. Educação e COVID-19: As Tecnologias Digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, jan./dez, pp. 01-15, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583. Acessado em: 02 mar. 2021.
SANTOMÉ, J. T. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Tróia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
SILVA, B. A tecnologia é uma estratégia. In: DIAS, P.; FREITAS, V. de. (Orgs.). Actas da II Conferência Internacional Desafios 2001. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho do Projecto Nónio, 2001. pp. 839-859.
VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
ZEICHNER, K. El maestro como profesional reflexivo. Cuadernos de pedagogía, Barcelona, v. 220, pp. 44-49, 1992.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017