Língua de Sinais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem:

Mapeamento Sistemático da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p277-290

Palavras-chave:

Língua de Sinais; Libras; Tecnologia; Acessibilidade; AVA.

Resumo

A Língua de Sinais (LS) constitui os sujeitos surdos (SS) com identidade e cultura específica. As LS fazem parte da sociedade, e, além da comunidade surda, os ouvintes têm se interessado em aprendê-la. Acredita-se que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são instrumentos mediadores que podem otimizar o ensino e o aprendizado de uma LS e promover a interação do surdo na sociedade. Assim, a presente investigação objetivou mapear ambientes virtuais de aprendizagem existentes voltados para o ensino e aprendizado de uma Língua de Sinais, a fim de verificar se esses apresentam as seguintes características: ser acessível e bilíngue; sobre Libras; ser destinado a SS, aprendizes ouvintes (AO) e tradutores e intérpretes de LS (TILS), tratar de variações linguísticas e buscar constituir comunidades de prática. Cinco ambientes foram encontrados, todos acessíveis e bilíngues, e os resultados colaboram com futuras pesquisas e implementações que venham fortalecer e promover o aprendizado e valorização dessa língua.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-29

Como Citar

DUBAL MACHADO, A.; LUDOVICO, F. M. .; BARCELLOS, P. da S. C. C. . Língua de Sinais e Ambientes Virtuais de Aprendizagem:: Mapeamento Sistemático da Literatura. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 277–290, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p277-290. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11379. Acesso em: 21 nov. 2024.