Considerando os Quilombos Editoriais, é possível falar em "ilustração afro-brasileira"?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p135-151

Palavras-chave:

Ilustração literária, Quilombos editoriais, Heteroidentificação, Acervo

Resumo

Este artigo apresenta excertos da pesquisa em andamento que visa construir uma discussão sobre a ilustração na produção editorial entendida como literatura afro-brasileira (livro). A partir do questionamento de Imaginário, Literatura, Educação e Artes Visuais, principalmente, indagamos sobre a classificação de ilustrações afro-brasileiras no acervo dos Quilombos Editoriais (RODRIGUES e OLIVEIRA, 2017). Tomamos como fundamentação teórica inicial, a fim de construir argumentos para interpelar a ilustração e, também, a ação do artista ao fazê-lo, o conceito de identidades (HALL, 2001), entre-lugares e performatividade (BHABHA, 1998), imaginário (CASTORIADIS, 1982), memória (TEDESCO, 2014), Arte Afro-brasileira (CONDURU, 2007), acervos como arquivos violados (MELENDI, 2015), análise de imagens compreendendo a técnica, composição, poética e as possibilidades de fruição a partir dos discursos visual, político e do imaginário do artista (BLEIKER, 2005). Tendo como objetivo a identificação e verificação das ilustrações nas principais publicações do acervo das editoras selecionadas.

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Biografia do Autor

Rodrigo Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Associado da Faculdade de Educação da UFMG e Coordenador da linha Educação, cultura, movimentos sociais e ações coletivas do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão social da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

GOMES, J.; JESUS, R. Considerando os Quilombos Editoriais, é possível falar em "ilustração afro-brasileira"?. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 135–151, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p135-151. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11332. Acesso em: 22 nov. 2024.