Coreografias de aprendizagem no ensino remoto emergencial

formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p156-173

Palavras-chave:

Formação de professores, Prática de ensino, Educação Profissional, Tecnologia Digital

Resumo

Apresenta neste texto o resultado de uma pesquisa descritiva e qualitativa, realizada em um curso de formação contínua de professores da educação profissional e tecnológica, para o trabalho docente no ensino remoto. O objetivo foi identificar coreografias de aprendizagem inovadoras, mediadas pelas tecnologias digitais. Foram convidados por e-mail, a participar dessa pesquisa, 86 professores que haviam concluído o curso promovido pela Escola de Desenvolvimento de Servidores, de uma instituição pública federal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, cuja coleta dos dados consistiu-se na participação da pesquisadora em 04 encontros síncronos do curso e na aplicação de um formulário online para a complementação dos resultados, visando ao alcance do objetivo proposto. Além disso, consultou-se os materiais didáticos como os portfólios dos alunos, os diálogos e todos os arquivos postados na turma virtual do Google Classroom, uma vez que devido ao isolamento social o curso foi assíncrono com momentos síncronos. Para os momentos síncronos utilizou-se a plataforma da Microsoft Teams. As análises indicam que houve um aprendizado docente em relação ao uso das tecnologias digitais para a elaboração de coreografias favoráveis a uma aprendizagem mais ativa, autônoma e inovadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Adélia da Costa, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutora em Educação e Mestre em Educação Tecnológica. Licenciada em Pedagogia. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Líder do Grupo de Pesquisa Dprodept. Autora e organizadora de livros sobre educação profissional, formação docente e ensino remoto.

Referências

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BAERISWYL F. Choreographies of School Learning. Em: Seel NM (eds) Encyclopedia of the Sciences of Learning. Springer: Boston, 2012.

CUNHA, Maria Isabel. Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária. Universidade de São Paulo: Pró-reitora de graduação, 2008.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo.12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

FERRAZ, Ana Paula do Carmo Marcheti.; BELHOT, Renato Vairo. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 2, p. 421-431, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/gp/v17n2/a15v17n2.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem. São Paulo/SP: Cortez 2011.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Mídias contemporâneas. convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. SOUZA, Carlos Alberto de Souza.; MORALES, Ofelia Elisa Torres. (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://rh.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-com-Metodologias-Ativas.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

OSER, F. K.; BAERISWYL, F. J. Choreographies of teaching: bridging instruction to teaching. In V. Richardson (ed.) Handbook of Research on Teaching. 4º Editon. Washington: AERA, 2001. p. 1.031-1.065.

PEREIRA, Olga Arantes. Pedagogia de Projetos. Revista de pesquisa científica – Fatea. Janus, Lorena, ano 1, no 1, 2º semestre de 2004.

SCHWAB, Klaus. The Fourth Industrial Revolution: what it means, how to respond. World Economic Forum, 2016. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-fourth-industrial-revolution-what-it-means-and-how-to-respond/. Acesso em: 26 mar. 2021.

ZABALZA. Miguel A. Pedagogía de la Infancia para el siglo XXI: a la búsqueda de nuevas coreografías educativas. In: CAPPUCCIO, Giuseppa.; COMPAGNO, Giuseppa.; POLENGHI Simonetta. (Orgs.) 30 anni dopo la Convenzione ONU sui diritti dell’infanzia. Quale pedagogia per i minori? a cura di. Pensa MultiMedia, 2020.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-15

Como Citar

COSTA, M. A. da. Coreografias de aprendizagem no ensino remoto emergencial: formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 156–173, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p156-173. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11313. Acesso em: 21 nov. 2024.