Ver o invisível do letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p191-210

Palavras-chave:

Psicanálise, Letramento, Tempo lógico, Docência

Resumo

No trânsito rumo ao mundo letrado, muitas crianças respondem de modo pouco consistente às demandas por dar mostras de suas aprendizagens – parecem estar estancadas em um tempo em que sabem e não sabem ler. Do testemunho dessa posição da criança e da angústia que ela gera nos docentes, a partir de uma longa experiência de trabalho junto a redes de ensino público, derivamos a pergunta que move este artigo: o que pode ajudar a armar as condições de possibilidade para ver e dar passagem àquilo que é invisível no trânsito de uma posição não letrada para uma posição letrada? Para operar com essa questão, retomamos a proposição do tempo lógico de Lacan (1998b) e seu trabalho com a fita de Moebius (LACAN, 2003), buscando coordenadas que ajudem a guiar os docentes por um tempo que não se enfileira na cronologia do relógio e de um espaço que não é mapeável pela geometria intuitiva. Encontramos na duração do tempo de compreender – nos avanços e volteios que lhe caracterizam – um operador que pode dar contornos à angústia dessas passagens.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

FRÖHLICH, C. .; KIERNIEW, J.; MOSCHEN, S. . Ver o invisível do letramento. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 60, p. 191–210, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p191-210. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10509. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático