O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961)

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p30-42

Mots-clés :

Ensino secundário, Expansão, Santa Catarina, Privatização

Résumé

Este artigo analisa como ocorreu a expansão do ensino secundário no estado de Santa Catarina de 1942 (Reforma Capanema) a 1961 (LDB), considerando as redes privadas e o ensino público. Para tanto, adota a perspectiva de Pierre Bourdieu que concebe o espaço social formado por campos e subcampos, constituídos por leis, jogos e capitais específicos. Assim, o ensino secundário é considerado um subcampo que integra o campo educacional catarinense. Constata que, de 1942 a 1961, o ensino secundário catarinense teve uma expansão inédita devido ao aumento dos colégios católicos, à fundação de educandários luteranos, ao oferecimento de cursos ginasiais e colegiais pelo governo estadual em escolas normais e institutos de educação. O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina, portanto, foi marcado pela privatização dominada pela rede escolar católica.

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Norberto Dallabrida, UDESC

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1984), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Realizou estágio pós-doutoral na Universidad de Alcalá de Henares (2013) e atuou como professor visitante na Université Paris Nanterre (2019). Atualmente é professor concursado (efetivo) e pesquisador na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do CNPq. É professor de História da Educação no Curso de Pedagogia a Distância e docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UDESC.

Letícia Vieira, Universidade de São Paulo (USP)

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Atualmente é servidora (efetiva) na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). 

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Publié-e

2020-10-28

Comment citer

DALLABRIDA, N.; VIEIRA, L. O subcampo do ensino secundário em Santa Catarina (1942-1961). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 30–42, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p30-42. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8321. Acesso em: 24 nov. 2024.