As vicissitudes da democratização do ensino secundário no Rio Grande do Norte (1940-1961)

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p212-227

Mots-clés :

Ensino secundário, Ampliação das oportunidades socioeducacionais, Lei Orgânica do Ensino Secundário, Rio Grande do Norte

Résumé

O propósito do artigo é discutir as tendências de ampliação das oportunidades socioeducacionais do ensino secundário para a juventude escolar do Rio Grande do Norte no âmbito das políticas públicas da Lei Orgânica do Ensino Secundário (1942-1961). Para tanto, fez-se uso extensivo de documentos institucionais e de mensagens governamentais. Metodologicamente, o trabalho fundamenta-se nas categorias expansão escolar e extensão educacional, analisadas à luz da estatística descritiva, aplicada aos dados oriundos da matrícula inicial do ciclo ginasial e do colegial científico e clássico, bem como dos dados referentes à conclusão desse nível de ensino médio. Os documentos analisados revelaram, que, a tendência da ampliação das oportunidades socioeducacionais do ensino secundário no Rio Grande de Norte (1942-1961) apresentava-se, principalmente, impulsionada pelo aumento da rede de estabelecimentos de ensino secundário particulares, em sua maioria femininos.

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Marta Maria de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Históricos Educacionais (UFRN-CNPq), Líder do Grupo de Pesquisa Educação de Mulheres nos Séculos XIX e XX (CNPq) e integra o Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Ensino Secundário e Observatório de Cultura Escolar.É orientadora de trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. Editora responsável pela Revista Educação em Questão.

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Publié-e

2020-10-29

Comment citer

ARAÚJO, M. M. de. As vicissitudes da democratização do ensino secundário no Rio Grande do Norte (1940-1961). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 212–227, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p212-227. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8318. Acesso em: 24 nov. 2024.