A vida activa estudantil e educativa de Maria Salonilde Ferreira (1951-2014)
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p223-238Palavras-chave:
Vida activa. Aprendizagens experienciais. Experiências formativas e formadoras. Educação de mulheres.Resumo
O artigo visa reconstituir as experiências formativas, autoformativas e formadoras da vida activa escolar, e em profissão, da aluna, professora e pesquisadora Maria Salonilde Ferreira no intervalo do tempo correspondente à sua primeira escolarização (1951) e no seu estágio conclusivo do magistério superior (2014). A abordagem teórica utilizada para análise do corpus documental da pesquisa ancora-se nas aprendizagens experienciais de Marie-Christine Josso (2010), essencialmente por ser este arcabouço que possibilita a apreensão dos processos de aquisição dos saberes culturais e das aprendizagens, implicados nos componentes da formação e da autoformação, bem como nos componentes formadores. As principais conclusões resultantes da pesquisa revelam a interseção de fatores complexos à semelhança do acesso às oportunidades socioeducacionais e análogos às experiencias intervenientes na vida escolar, e em profissão, dessa educadora e pesquisadora da área de educação.
Palavras-chave: Vida activa. Aprendizagens experienciais. Experiências formativas e formadoras. Educação de mulheres.
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Atualizado em 15/07/2017