Escrevivências trans* como potência

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https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p329-344

Résumé

Resumo: Neste texto, discuto uma analítica de gênero a partir do movimento de escrevivências trans*. Na primeira parte deste trabalho, discuto como a escrita trans* é potencializadora do autoconhecimento trans*, legitimando, assim, novas formas de produzir conhecimento sobre tais sujeitos a partir deles mesmos, estimulando-me a descrevê-las em vez de teorizar sobre suas vidas. Na segunda parte, discuto o surgimento de uma pedagogia trans* que desenvolve o ensino, ampliando a representatividade desse conhecimento, a partir de uma abordagem pedagógica pautada nos princípios de ensinar como trans* (auto-revelação feminista que  fortalece/amplia espaços de compartilhamentos das experiências trans*), ensinar sobre trans* (dar visibilidade ao universo trans* no ensino) e ensinar com epistemologias trans* (afirmar que o ensino trans* além de ser incorporado em práticas outras de produção do conhecimento, é, em si mesmo, epistemológico, ou seja, produtor de conhecimento).

Trans* 'Escrevivências' as power

Abstract: In this text, I discuss a gender analysis stemmed from the movement of trans* Escrevivências. In the first part of this work, I discuss how trans* writing is a boost for trans* self-knowledge, thus legitimizing new ways of producing knowledge about such subjects from themselves, stimulating me to describe them instead of theorizing about their lives. In the second part, I discuss the emergence of a trans* pedagogy that develops teaching, broadening the representativeness of this knowledge, based on a pedagogical approach based on the principles of teaching as trans* (feminist self-revelation that strengthens/widens spaces of trans* experiments), teaching about trans* (providing exposure to the trans* universe in teaching), and teaching with trans* epistemologies (to say that trans teaching is not only embedded in other practices of knowledge production, it is, epistemological, itself, that is to say, producer of knowledge).

Keywords: Trans* escrevivências. Trans* epistemologies. Trans* pedagogy.

 

Escrevivências trans* como potencia

Resumen: En este texto, discuto una analítica de género a partir del movimiento de las escrevivências trans *. En la primera parte de este trabajo, discuto cómo la escritura trans* es potencializadora del autoconocimiento trans, legitimando así nuevas formas de producir conocimiento sobre tales sujetos a partir de ellos mismos, estimulándome a describirlas en vez de teorizar sobre sus vidas. En la segunda parte, discuto el surgimiento de una pedagogía trans * que desarrolla la enseñanza, ampliando la representatividad de ese conocimiento, a partir de un enfoque pedagógico pautado en los principios de enseñar como trans * (auto-revelación feminista que fortalece / amplía espacios de compartimentos de las experiencias trans *), enseñar sobre trans * (dar visibilidad al universo trans * en la enseñanza) y enseñar con epistemologías trans * (afirmar que la enseñanza trans * además de ser incorporado en prácticas otras de producción del conocimiento, es, en sí mismo, epistemológico, o sea, productor de conocimiento).

Palavras Clave: Escrevivências trans*. Epistemologías trans*. Pedagogía trans*.

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Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, Brasil.

Doutor em Socilogia. Professor do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal de Sergipe.

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2024-11-07

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DIAS, A. F. Escrevivências trans* como potência. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 59, p. 329–344, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n59.p329-344. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7046. Acesso em: 22 nov. 2024.

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