NOTAS SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO/ EXCLUSÃO DE UMA PROFESSORA TRANSEXUAL
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p145-158Palavras-chave:
Transexualidade, Corpo, Gênero, Formação docenteResumo
O propósito deste texto, influenciado pelas perspectivas pós-estruturalista e póscrítica,é refletir sobre o processo formativo e a atuação profissional de umabprofessora transexual, a partir das políticas e práticas de regulação e subjetivação corporal e de gênero presentes no campo da educação. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, através da realização de entrevista narrativa, em que Lohanna expõe suas experiências de violências e sofrimentos, conquistas e lutas como estudante e professora. Suas narrativas indicam que as esestabilizações que pessoas transexuais provocam, ainda com grandes danos para elas, contêm possibilidades de desconstrução e desaprendizagem das regulações de gênero; e propõem o imperativo ético das instituições educativas transformarem suas práticas violentas e excludentes.
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Atualizado em 15/07/2017