NOTAS SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO/ EXCLUSÃO DE UMA PROFESSORA TRANSEXUAL

Autores

  • Alfrancio Ferreira Dias Universidade Federal da Sergipe
  • Maria Eulina Pessoa de Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Danilo Araujo de Oliveira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p145-158

Palavras-chave:

Transexualidade, Corpo, Gênero, Formação docente

Resumo

O propósito deste texto, influenciado pelas perspectivas pós-estruturalista e póscrítica,é refletir sobre o processo formativo e a atuação profissional de umabprofessora transexual, a partir das políticas e práticas de regulação e subjetivação corporal e de gênero presentes no campo da educação. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, através da realização de entrevista narrativa, em que Lohanna expõe suas experiências de violências e sofrimentos, conquistas e lutas como estudante e professora. Suas narrativas indicam que as esestabilizações que pessoas  transexuais provocam, ainda com grandes danos para elas, contêm possibilidades de desconstrução e desaprendizagem das regulações de gênero; e propõem o imperativo ético das instituições educativas transformarem suas práticas violentas e excludentes.

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Biografia do Autor

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal da Sergipe

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Sergipe (PPGE/UFS). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações Sociais de Gênero da Universidade Federal de Sergipe (NEPIMG/UFS).

Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela Michigan State University, USA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher
e suas Relações de Sexo e Gênero da Universidade Federal da Paraíba (NIPAM/UFPB).

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Letras Português/Inglês pela Faculdade
Atlântico. Membro do grupo de pesquisa Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero, vinculado ao
CNPq e à Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Como Citar

DIAS, A. F.; CARVALHO, M. E. P. de; OLIVEIRA, D. A. de. NOTAS SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO/ EXCLUSÃO DE UMA PROFESSORA TRANSEXUAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 25, n. 45, p. 145–158, 2016. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n45.p145-158. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2291. Acesso em: 20 abr. 2024.