Entre “verdadeiros apóstolos”: uma educadora brasileira no Congrès International d’Éducation Nouvelle (Locarno – 1927)
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p125-138Mots-clés :
Congresso, Locarno, Escola Nova, Laura Jacobina Lacombe, ViagemRésumé
Muitas são as motivações para viajar: descobrir lugares somente imaginados, viver experiências inusitadas, estreitar laços ou encontrar novos interlocutores, por exemplo. Como tantos outros viajantes, os educadores igualmente têm seus motivos para atravessar distâncias, conhecer e se fazer conhecer. Também são muitos os modos de perscrutar viagens de educadores. Todos eles exigem compreender o sujeito que viaja, o contexto da travessia, o destino escolhido, as redes estabelecidas e as repercussões da viagem. Este é o exercício que pretendemos realizar neste texto, que se detém na viagem da educadora católica Laura Jacobina Lacombe a Locarno, Suíça, em 1927, quando representou a Associação Brasileira de Educação (ABE) no IV Congrès International d’Education Nouvelle, evento que objetivou propagar os princípios da educação moderna, e, em particular, o tema da liberdade que amalgamava as preocupações centrais. Para tanto, elegemos como fio condutor o relatório que apresentou ao regressar da viagem, que funciona como um testemunho do visto e vivido, permitindo interpretar a importância de sua participação no diálogo que se instituía entre educadores brasileiros e estrangeiros que gravitavam em torno do Institut Jean-Jacques Rousseau e que se desdobrou em novas viagens e trocas sobre os modelos pedagógicos em construção.
Téléchargements
Références
BURLAMAQUI, Mariana Mello. A divulgação científica na Associação Brasileira de Educação: o caso da seção de higiene. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) – Curso de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa Oswaldo Cruz-Fiocruz, Rio de Janeiro, 2013.
BUTTS, Marie. Bureau International d’Education (Carta). Boletim, Rio de Janeiro, n. 5, p. 4-5, 1926.
CARDOSO, Silmara de Fátima. “Viajar é ser autor de muitas histórias”: experiências de formação e narrativas educacionais de professores brasileiros em viagem aos Estados Unidos (1929-1935). 2015. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.
CARUSO, Andrea Soares. Traço de união como vitrine: educação feminina, ideário católico e práticas escolanovistas no periódico do Colégio Jacobina. 2006. 246 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2006.
FERRIÈRE, Adolphe. Carta a Antonio Carneiro Leão. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 7, 24 ago. 1927.
FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Seção de Manuscritos. Carta de Adolphe Ferrière a Antônio Carneiro Leão. Rio de Janeiro, 1927.
INSTITUT Jean Jacques Rousseau. Schola – Revista da Associação Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, anno 1, n. 8, p. 199, nov. 1930.
LACOMBE, Laura Jacobina. Comunicação sobre o Bureau International d’Education. In: COSTA, Maria José; SHENA, Denilson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação – Curitiba 1927. Brasília, DF, MEC/INEP, 1997a. p. 99.
______. A educação e a paz. In: COSTA, Maria José; SHENA, Denilson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação – Curitiba 1927. Brasília, DF: MEC/INEP, 1997b. p. 132-135.
______. Relatório do Congresso Internacional de Educação Moderna. Rio de Janeiro: Arquivo da Associação Brasileira de Educação, 1927a. Não paginado.
______. L’enseignement public à Rio de Janeiro. Pour l’Ere Nouvelle, n. 31, sep./oct. 1927b. Não paginado.
LÁZARO LORENZE, Luis Miguel. O ‘espírito de Ginebra’ y los educadores españoles de entreguerras. In: HERNANDEZ DIAZ, José Maria (Coord.). Influencias suizas en la educación española e iberoaméricana. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016. p. 37-52.
LOURENÇO FILHO, Manuel Bergson. Introdução ao estudo da Escola Nova no Brasil: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. 12. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.
MIGNOT, Ana Chrystina. Eternizando travessia: memórias de formação em álbum de viagem. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 2, n. 5, p. 330-342, 2017.
________. Claparède, mestre e amigo: memórias de travessias. In: HERNÁNDES DIÁZ, José Maria (Coord.). Influencias suizas en la educación española e iberoaméricana. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016. p. 355-364.
________. Encontros marcados: redes de ideias e afetos de educadores em escritas de viagem. In: MIGNOT, Ana Chrystina; ZERBINATTI, Dislane; MARTINS, Raimundo (Org.). Atos de biografar narrativas digitais, história, literatura e artes. Curitiba: CRV, 2018. p. 101-120.
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO – MIS. Depoimentos para a Posteridade: Laura Jacobina Lacombe. Rio de Janeiro, 1974.
PIRES, Raquel Lopes. Entre cartas e viagens: Adolphe Ferrière estreita relações com a educação brasileira (1927-1931). 2019. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2019.
POUR L’ERE NOUVELLE. Rio de Janeiro, n. 31, sep./oct. 1927. Não paginado.
SILVA, Josie Agatha Parrilha da; MACHADO, Maria Cristina Gomes. Carneiro Leão: a educação popular e a formação de professores. Série-Estudos, Campo Grande, v. 1, n. 17, p. 103-118, jan./jun. 2004.
STANG, Bernadete de Lourdes Streisky. O saber e o credo: os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova (1924-1940). 2008. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, 2008.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017