Entre “verdadeiros apóstolos”: uma educadora brasileira no Congrès International d’Éducation Nouvelle (Locarno – 1927)

Authors

  • Ana Chrystina Mignot Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Raquel Lopes Pires Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p125-138

Keywords:

Congress, Locarno, New School, Laura Jacobina Lacombe, Travel

Abstract

Muitas são as motivações para viajar: descobrir lugares somente imaginados, viver experiências inusitadas, estreitar laços ou encontrar novos interlocutores, por exemplo. Como tantos outros viajantes, os educadores igualmente têm seus motivos para atravessar distâncias, conhecer e se fazer conhecer. Também são muitos os modos de perscrutar viagens de educadores. Todos eles exigem compreender o sujeito que viaja, o contexto da travessia, o destino escolhido, as redes estabelecidas e as repercussões da viagem. Este é o exercício que pretendemos realizar neste texto, que se detém na viagem da educadora católica Laura Jacobina Lacombe a Locarno, Suíça, em 1927, quando representou a Associação Brasileira de Educação (ABE) no IV Congrès International d’Education Nouvelle, evento que objetivou propagar os princípios da educação moderna, e, em particular, o tema da liberdade que amalgamava as preocupações centrais. Para tanto, elegemos como fio condutor o relatório que apresentou ao regressar da viagem, que funciona como um testemunho do visto e vivido, permitindo interpretar a importância de sua participação no diálogo que se instituía entre educadores brasileiros e estrangeiros que gravitavam em torno do Institut Jean-Jacques Rousseau e que se desdobrou em novas viagens e trocas sobre os modelos pedagógicos em construção.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Chrystina Mignot, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Professora Titular da Universidade
do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora do CNPq. Cientista de Nosso Estado (Faperj) e Procientista (UERJ/Faperj).

Raquel Lopes Pires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

References

BURLAMAQUI, Mariana Mello. A divulgação científica na Associação Brasileira de Educação: o caso da seção de higiene. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências) – Curso de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa Oswaldo Cruz-Fiocruz, Rio de Janeiro, 2013.

BUTTS, Marie. Bureau International d’Education (Carta). Boletim, Rio de Janeiro, n. 5, p. 4-5, 1926.

CARDOSO, Silmara de Fátima. “Viajar é ser autor de muitas histórias”: experiências de formação e narrativas educacionais de professores brasileiros em viagem aos Estados Unidos (1929-1935). 2015. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.

CARUSO, Andrea Soares. Traço de união como vitrine: educação feminina, ideário católico e práticas escolanovistas no periódico do Colégio Jacobina. 2006. 246 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2006.

FERRIÈRE, Adolphe. Carta a Antonio Carneiro Leão. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 7, 24 ago. 1927.

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. Seção de Manuscritos. Carta de Adolphe Ferrière a Antônio Carneiro Leão. Rio de Janeiro, 1927.

INSTITUT Jean Jacques Rousseau. Schola – Revista da Associação Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, anno 1, n. 8, p. 199, nov. 1930.

LACOMBE, Laura Jacobina. Comunicação sobre o Bureau International d’Education. In: COSTA, Maria José; SHENA, Denilson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação – Curitiba 1927. Brasília, DF, MEC/INEP, 1997a. p. 99.

______. A educação e a paz. In: COSTA, Maria José; SHENA, Denilson Roberto; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. I Conferência Nacional de Educação – Curitiba 1927. Brasília, DF: MEC/INEP, 1997b. p. 132-135.

______. Relatório do Congresso Internacional de Educação Moderna. Rio de Janeiro: Arquivo da Associação Brasileira de Educação, 1927a. Não paginado.

______. L’enseignement public à Rio de Janeiro. Pour l’Ere Nouvelle, n. 31, sep./oct. 1927b. Não paginado.

LÁZARO LORENZE, Luis Miguel. O ‘espírito de Ginebra’ y los educadores españoles de entreguerras. In: HERNANDEZ DIAZ, José Maria (Coord.). Influencias suizas en la educación española e iberoaméricana. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016. p. 37-52.

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergson. Introdução ao estudo da Escola Nova no Brasil: bases, sistemas e diretrizes da pedagogia contemporânea. 12. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

MIGNOT, Ana Chrystina. Eternizando travessia: memórias de formação em álbum de viagem. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, v. 2, n. 5, p. 330-342, 2017.

________. Claparède, mestre e amigo: memórias de travessias. In: HERNÁNDES DIÁZ, José Maria (Coord.). Influencias suizas en la educación española e iberoaméricana. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2016. p. 355-364.

________. Encontros marcados: redes de ideias e afetos de educadores em escritas de viagem. In: MIGNOT, Ana Chrystina; ZERBINATTI, Dislane; MARTINS, Raimundo (Org.). Atos de biografar narrativas digitais, história, literatura e artes. Curitiba: CRV, 2018. p. 101-120.

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RIO DE JANEIRO – MIS. Depoimentos para a Posteridade: Laura Jacobina Lacombe. Rio de Janeiro, 1974.

PIRES, Raquel Lopes. Entre cartas e viagens: Adolphe Ferrière estreita relações com a educação brasileira (1927-1931). 2019. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2019.

POUR L’ERE NOUVELLE. Rio de Janeiro, n. 31, sep./oct. 1927. Não paginado.

SILVA, Josie Agatha Parrilha da; MACHADO, Maria Cristina Gomes. Carneiro Leão: a educação popular e a formação de professores. Série-Estudos, Campo Grande, v. 1, n. 17, p. 103-118, jan./jun. 2004.

STANG, Bernadete de Lourdes Streisky. O saber e o credo: os intelectuais católicos e a doutrina da Escola Nova (1924-1940). 2008. 222 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, 2008.

Published

2019-04-30

How to Cite

MIGNOT, A. C.; PIRES, R. L. Entre “verdadeiros apóstolos”: uma educadora brasileira no Congrès International d’Éducation Nouvelle (Locarno – 1927). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 28, n. 54, p. 125–138, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p125-138. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6185. Acesso em: 21 nov. 2024.