Recontextualização da política curricular para a educação das relações étnico-raciais
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p28-42Mots-clés :
Ciclo de políticas, Relações étnico-raciais, Prática pedagógica, RecontextualizaçãoRésumé
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou compreender
como se recontextualizam as políticas curriculares para a educação das relações
étnico-raciais para o Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do IF Baiano campus
Guanambi. Tem como principal referencial as contribuições de Basil Bernstein
com a teoria da recontextualização, os estudos de Ball e Bowe sobre ciclo de
políticas e, também, os estudos no campo do currículo e das relações étnicoraciais.
A investigação questionou como a educação para as relações étnicoraciais
é recontextualizada na prática das professoras de Arte, Língua Portuguesa
e História da referida instituição de ensino. Os dados foram construídos por meio
da análise de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas. Ao longo da
pesquisa, percebeu-se como se efetiva, no cotidiano escolar, por meio da prática
pedagógica, o processo de recontextualização das propostas curriculares para
educação das relações étnico-raciais.
Téléchargements
Références
BALL, Stephen. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994a.
______. Some reflections on policy theory: a brief response to Hatcher and Troyna. Journal of Education Policy, v. 9, n. 2, p. 171-182, 1994b.
______. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1997.
______. Cidadania global, consumo e política educacional. In: SILVA, L. H. (Org.). A escola cidadã no contexto da globalização. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 121-137.
______. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol1iss2articles/ball.pdf>. Acesso em: 20 out. 2016.
BALL, Stephen; BOWE, Richard. The policy processes and the processes of policy. In: BOWE, R.; BALL, S.; GOLD, A (Org.). Reforming education & changing school: case studies in policy sociology. Londres: Routlegde, 1992. p. 6-23.
BALL, Stephen; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa, PR: UEPG, 2016.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Traduçao Tomaz Tadeu da Silva e Luis Fernando Gonçalves Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. v. IV.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Racial e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC/ Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, 2004a.
______. Parecer CNE/CP nº 3, de 10 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, 2004b.
______. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jan. 2003.
______. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Brasília, DF, 2008. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em: 20 out. 2016.
CRAVEIRO, Clarissa Bastos. Políticas Curriculares para formação de professores: processos de identificação docente (1995-2010). 2014. 174 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Humanidades, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2014.
GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001. p.83-95.
______. Educação, relações étnico-raciais e a Lei 10.639/03. 2011. Disponível em: <http://antigo.acordacultura.org.br/artigo-25-08-2011>. Acesso em: 20 set. 2017.
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. O silêncio: um ritual pedagógico a favor da discriminação racial: um estudo acerca da discriminação racial como fator de seletividade na escola pública de primeiro grau: 1º a 4º série. 1985. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 1985.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2019: identidade e gestão para a construção da excelência! Salvador, 2014.
______. Projeto Político Pedagógico: a construção coletiva da identidade do campus Guanambi. 2016. Disponível em: <http://www.ifbaiano.edu.br/unidades/guanambi/files/2016/05/PPP-Campus-Guanambi.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2016.
LOPES, Alice Casimiro. Discursos nas políticas de currículo. Currículo sem Fronteiras, Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 33-52, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/lopes.pdf>. Acesso em: 20 set. 2017.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 03 dez. 2016.
______. Reinterpretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.
MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009.
OLIVEIRA, Ozerina Victor de; DESTRO, Denise de Oliveira. Política curricular como política cultural: uma abordagem metodológica de pesquisa. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 140-150, 2005.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SANTOS, Etelvina de Queiroz. Práticas das políticas curriculares sobre as relações étnico-raciais no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, BA, 2018.
SOUZA, Janyne Barbosa de. Entre o discurso oficial e o discurso pedagógico: desafios e caminhos construídos no contexto da rede municipal de ensino de Jequié – Bahia no processo de implantação da Lei 10.639/03. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEd/UESB), Vitória da Conquista, BA, 2015.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017