Uma estratégia de ensino emancipatório fundada na Teoria das Representações Sociais
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p187-203Mots-clés :
Educação superior, Representações sociais, Avaliação emancipatória, Dialogicidade, Paulo Freire.Résumé
A relação dialógica entre docentes e estudantes motivou o desenvolvimento do estudo que possuiu duplo objetivo: buscou associar a investigação do significado atribuído por educandos a um componente curricular ao de criar uma estratégia pedagógica fundada na teoria das representações sociais. Durante um semestre, a referida estratégia foi sendo desenvolvida e investigada junto a educandos de ensino superior, amparando-se em procedimentos de pesquisa científica e intervenções pedagógicas. A identificação de eixos de significação no início do curso permitiu a exploração, junto com os estudantes, de métodos amparados pelos princípios da pedagogia freireana e da avaliação emancipatória, sendo dada a oportunidade de participarem como sujeitos ativos, de negociarem representações sociais. Os resultados obtidos evidenciaram a mudança de representações estereotipadas, sobretudo no que concerne ao valor associado ao componente curricular objeto do estudo, e podem servir de suporte para que outros profissionais da educação busquem uma aproximação de educandos com conhecimentos reificados.
Téléchargements
Références
ABRIC, Jean-Claude. Pratiques sociales et représentations. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.
ARRUDA, Angela. Teoria das representações sociais e teorias de gênero. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p. 127-147, Nov. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000300007&lng=en&nrm=iso>. Acessos em: 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000300007.
BARBOSA, Joaquim Gonçalves. O diário de pesquisa: o estudante universitário e seu processo formativo. Brasília: Liber Livro, 2010.
CHAIB, Mohamed. Social representations, subjectivity and learningSocial representations, subjectivity and learning. Cadernos Pesquisa, São Paulo , v. 45, n. 156, p. 358-372, Junho 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000200358&lng=en&nrm=iso>. Acessos em 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053143201.
CORREIA, Paulo Rogério Miranda et al . Nova abordagem para identificar conexões disciplinares usando mapas conceituais: em busca da interdisciplinaridade no Ensino Superior. Ciência & Educação (Bauru), Bauru , v. 20, n. 2, p. 467-479, 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200467&lng=en&nrm=iso>. Acessos em: 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000200013.
EVOC2000. Version 5. [software na internet]. Aix en Provence, 2002. Disponível em: <https://sourceforge.net/projects/evoc/>. Acesso em: 30 mar. 2019.
FERREIRA, Sandra Lúcia; MARCONDES, Anamérica Prado; NOVAES, Adelina. Indicadores psicossociais: um olhar ampliado para a prática docente. In: Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 69, p. 874-894, set./dez. 2017. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4052/3472. Acessos em: 06 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v0ix.4052.
FETTERMAN, David. Transformative empowerment evaluation and Freirean pedagogy: Alignment with an emancipatory tradition. In: PATTON, Michael Queen (Ed.), Pedagogy of Evaluation. New Directions for Evaluation, 155, 2017. p. 111-126.
FRANCO, Maria Laura Publisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília, 4ª edição: Liber Livro, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 59. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
JODELET, Denise. Représentations sociales. Paris: PUF, 1989.
JODELET, Denise. Contribuições das representações sociais para a análise das relações entre educação e trabalho. In: PARDAL, Luis et. al. (Orgs.) Educação e trabalho: representações, competências e trajectórias. Aveiro: Universidade de Aveiro. Departamento de Ciências da Educação, 2007, p. 11-25.
JODELET, Denise. O encontro dos saberes. In: JESUÍNO, Jorge Correia; MENDES, Felismina R. P.; LOPES, Manuel José (Orgs.). As representações sociais nas sociedades em mudança. Coleção Psicologia Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 59-79.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Psicologia social, saber, comunidade e cultura. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 20-31, Aug. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822004000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000200004.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Representações sociais e esfera pública: a construção simbólica dos espaços públicos no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2000.
JOVCHELOVITCH, Sandra. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. 2ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
MARKOVA, Ivana. A fabricação da teoria de representações sociais. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 163, p. 358-375, Mar. 2017a. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742017000100358&lng=en&nrm=iso>. Acessos em: 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053143760.
MARKOVÁ, Ivana. Mente dialógica: senso comum e ética. Trad. Lilian Ulup. Cambridge: Cambridge University Press; São Paulo: Fundação Carlos Chagas; Curitiba: PUCPress, 2017b.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, Serge. A máquina de fazer deuses. Trad. Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
NOVAES, Adelina. Por uma análise psicossocial do curso de direito. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
NOVAES, Adelina. Subjetividade social docente: elementos para um debate sobre "políticas de subjetividade". Cadernos de Pesquisa, São Paulo , v. 45, n. 156, p. 328-343, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000200328&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 06 abr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053143205.
NOVAES, Adelina; ORNELLAS, Maria de Lourdes; ENS, Romilda Teodora. Convergências teóricas em representações sociais e seu aporte para o estudo de políticas docentes. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 17, n. 53, ago. 2017. ISSN 1981-416X. Disponível em: <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/16433>. Acesso em: 25 mar. 2019. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO14
PARO, Vitor Henrique. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. São Paulo: Cortez, 2010.
PATTON, Michael Quinn. Pedagogical principles of evaluation: Interpreting Freire. In: M. Q. Patton (Ed.), Pedagogy of Evaluation. New Directions for Evaluation, 155, 2017. 49–77.
PINTO, Alexandre Saul. Para mudar a prática da formação continuada de educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. 207 p. Tese (Doutorado em Educação: currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2015.
SÁ, Celso Pereira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.
SANT’ANNA, Hugo Cristo. OpenEvoc: um programa de apoio à pesquisa em representações sociais. In: ANAIS DO VII ENCONTRO REGIONAL DA ABRAPSO – ES. Disponível em: <http://www.academia.edu/2226246/openEvoc_Um_programa_de_apoio_%C3%A0_pesquisa_em_Representa%C3%A7%C3%B5es_Sociais>. Acessos em: 10 jan. 2019.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafio à teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. 8ª Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SEIDMANN, Susana. Identidad personal y subjetividad social: educación y constitución subjetiva. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 156, p. 344-357, Junho 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000200344&lng=en&nrm=iso>. Acessos em: 06 Apr. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/198053143204.
TAGUL. [software na internet para elaboração de nuvem de palavras utilizando imagens]. Disponível em: <https://www.tagul.com>. Acesso em: 30/03/2019.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017