Uma estratégia de ensino emancipatório fundada na Teoria das Representações Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p187-203

Palavras-chave:

Educação superior, Representações sociais, Avaliação emancipatória, Dialogicidade, Paulo Freire.

Resumo

A relação dialógica entre docentes e estudantes motivou o desenvolvimento do estudo que possuiu duplo objetivo: buscou associar a investigação do significado atribuído por educandos a um componente curricular ao de criar uma estratégia pedagógica fundada na teoria das representações sociais. Durante um semestre, a referida estratégia foi sendo desenvolvida e investigada junto a educandos de ensino superior, amparando-se em procedimentos de pesquisa científica e intervenções pedagógicas. A identificação de eixos de significação no início do curso permitiu a exploração, junto com os estudantes, de métodos amparados pelos princípios da pedagogia freireana e da avaliação emancipatória, sendo dada a oportunidade de participarem como sujeitos ativos, de negociarem representações sociais. Os resultados obtidos evidenciaram a mudança de representações estereotipadas, sobretudo no que concerne ao valor associado ao componente curricular objeto do estudo, e podem servir de suporte para que outros profissionais da educação busquem uma aproximação de educandos com conhecimentos reificados.

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Biografia do Autor

Giseli Passador Lombardi, Faculdade Progresso e Faculdade de Tecnologia de São Paulo

Mestre em Educação: Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, São Paulo, Brasil. Professora de Direito Civil da Faculdade Progresso, Guarulhos, São Paulo, Brasil, e professora de Direito Empresarial da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATECZL, São Paulo, Brasil. Participa do Grupo de Pesquisa: Representações Sociais e Subjetividade Docente, liderado pela Profa. Adelina Novaes e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq.

Adelina de Oliveira Novaes, Fundação Carlos Chagas; Universidade Cidade de São Paulo.

Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

LOMBARDI, G. P.; NOVAES, A. de O. Uma estratégia de ensino emancipatório fundada na Teoria das Representações Sociais. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 62, p. 187–203, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p187-203. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6081. Acesso em: 18 abr. 2024.