A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

Auteurs-es

  • Mônica Silveira Santana Universidade Federal de Sergipe -UFS
  • Heike Schmitz Universidade Federal de Sergipe-UFS

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25p

Mots-clés :

Gestão Democrática Participativa. Escola. Comunidade

Résumé

A gestão escolar do ensino público baseia-se no princípio democrático, conforme a
legislação brasileira, abrindo espaço para a participação da comunidade escolar na
definição da proposta pedagógica da escola pública. Estudos científicos mostraram,
contudo, certas dificuldades na implantação da gestão democrática. Pergunta-se,
por isso, como se apresenta a situação atual da gestão democrática após mais de
duas décadas. Objetiva-se identificar as possibilidades e limites da participação da
comunidade escolar e local na gestão escolar da escola pública. Em um estudo de caso em duas escolas da rede municipal de Aracaju (SE), Brasil, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Pedagógico das referidas escolas e levantada a percepção da sua comunidade sobre a participação na gestão escolar por meio de entrevista, aplicação de questionário e dinâmica de diagnóstico participa-tivo. A pesquisa revela a necessidade de melhor consolidar uma gestão democrática eficaz e de se exigir maior aproximação entre escola e comunidade por meio de uma gestão estratégica.

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Bibliographies de l'auteur-e

Mônica Silveira Santana, Universidade Federal de Sergipe -UFS

Aluna do Curso de Graduação em Geografia –Licenciatura

Heike Schmitz, Universidade Federal de Sergipe-UFS

Doutora em Educação. Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe.

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Comment citer

SANTANA, M. S.; SCHMITZ, H. A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 21, n. 38, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/527. Acesso em: 25 nov. 2024.