A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%25pKeywords:
Gestão Democrática Participativa. Escola. ComunidadeAbstract
A gestão escolar do ensino público baseia-se no princípio democrático, conforme a
legislação brasileira, abrindo espaço para a participação da comunidade escolar na
definição da proposta pedagógica da escola pública. Estudos científicos mostraram,
contudo, certas dificuldades na implantação da gestão democrática. Pergunta-se,
por isso, como se apresenta a situação atual da gestão democrática após mais de
duas décadas. Objetiva-se identificar as possibilidades e limites da participação da
comunidade escolar e local na gestão escolar da escola pública. Em um estudo de caso em duas escolas da rede municipal de Aracaju (SE), Brasil, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Pedagógico das referidas escolas e levantada a percepção da sua comunidade sobre a participação na gestão escolar por meio de entrevista, aplicação de questionário e dinâmica de diagnóstico participa-tivo. A pesquisa revela a necessidade de melhor consolidar uma gestão democrática eficaz e de se exigir maior aproximação entre escola e comunidade por meio de uma gestão estratégica.
Downloads
References
ARACAJU. Prefeitura Municipal. Lei 3.074, de 30 de dezembro de 2002. Cria os Conselhos Escolares de Ensino da Rede Municipal de Aracaju. Disponível em: <http://www.sindipema.org.br/index.php?option=com_
docman&Itemid=66>. Acesso em: 5 jun. 2012.
______. Prefeitura Municipal. Distribuição da população por bairros de Aracaju – 1996. [online]. Disponível em: <http://www.aracaju.se.gov.br/aracaju/?ct=fixo&materia=bairros_populacao>. Acesso em 10 jun. 2012.
AURIN, Kurt. Konsens und Kooperation – Strukturelemente demokratisch gestalteter Schulkultur. In: KEUFFER,Josef. et al. (Ed.). Schulkultur als Gestaltungsaufgabe: Partizipation, Management, Lebensweltgestaltung. Weinheim:Deutscher Studienverlag, 1998. p. 119-137. (Studien zur Schul-und Bildungsforschung, v. 7).
BRAVO, Ismael. Gestão educacional no contexto municipal. Campinas, SP: Alínea, 2011.
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
______. Presidência da República. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional. Diário Oficial da União. Poder Legislativo, Brasília, DF, 20 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 15 jul. 2011.
______. Presidência da República. Lei n 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União. Poder Legis-lativo, Brasília, DF, 13 jul. 1990. Disponível
em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 15 jul. 2011.
______. Ministério da Educação. Portal do Ministério da Educa-ção: IDEB. [online]. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php? ption=com_content&view=article&id=180&Itemid=336>. Acesso em: 01 out. 2012.
CULLINGFORD, Cedric; MORRISON, Mary. Relationships between parents and schools: acase study. Educational
Review, v. 51, n. 3, p. 253-262, 1999.
GHANEM, Elie. Educação e participação no Brasil: um retrato aproximativo de trabalhos entre 1995 e 2003. Educação
e Pesquisa. [online], São Paulo, v. 30, n. 1, p. 161-188, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/
v30n1/a09v30n1.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Produto Interno Bruto (PIB) – 2008[online]. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em: 25 jul. 2012.
MILANI, Carlos R. S. Políticas públicas locais e participação na Bahia: o dilema gestão versus política. Sociologias[online], Porto Alegre, n. 16, p. 180-214, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/soc/n16/a08n16.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2011.
OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; ARAUJO, Claisy Maria Marinho. A relação família-escola: intersecções e desafios. Estududos de Psicologia [online], Campinas, v. 27, n. 1, p. 99-108, 2010. Disponível em:
www.scielo.br/pdf/estpsi/v27n1/v27n1a12.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2011.
PARO, Vitor Henrique. A participação da comunidade. In: ______. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2004. p.15-27.
PETERS, Salete; GONÇALVES, Gustavo; TIZZEI, Raquel. Uma Experiência em Psicologia, Educação e comunidade.
Psicologia & Sociedade [online], Belo Horizonte, v. 18, n. 3, p. 82-87, set./dez. 2006. Disponível em:
www.scielo.br/pdf/psoc/v18n3/a12v18n3.pdf>. Acesso em: 26 jul. 2011.
ROCHA, Emanuel Souza; CORRÊA, Antônio Wanderley de Melo. Bairro América: a saga de uma comunidade.Aracaju: Info Graphics, 2009.
SCHARGEL; Franklin; SMINK, Jay. Estratégias para auxiliar o problema de evasão escolar. Tradução de Luiz Frazão Filho. Rio de Janeiro: Dunya, 2002.
SCHMIDT, Manfred G. Demokratietheorien: eine Einführung. Opladen: Leske+Budrich, 1995.
TEIXEIRA, Lucia Helena G.. Conselhos municipais de educação: autonomia e democratização do ensino. Cadernos
de Pesquisa [online], São Paulo, v. 34, n. 123, p. 691-708, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/
pdf/cp/v34n123/a09v34123.pdf>. Acesso em: 30 maio 2012.
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017