O ato de caminhar e a educação: a propósito dos 300 anos do nascimento de Rousseau

Auteurs-es

  • Jordi Garcia Farrero Universidade de Barcelona

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Résumé

Este trabalho, que tem como finalidade estudar a maneira de caminhar de Jean-JacquesRousseau (1712-1778), está configurado em duas partes. Por um lado, mostra a última etapa da vida do autor como o momento em que se percebe mais explicitamente seu verdadeiro homo viator. Durante esse período – tal como revelam suas obras autobiográficas –, ele estava submetido a duras acusações dos enciclopedistas, e o ato de caminhar acaba se convertendo na atividade mais adequada, visto que lhe permitia pensar, relembrar o passado e, ao mesmo momento, satisfazer o seu eu doído, triste e desprezado pela alta e ilustrada sociedade francesa. Nesse sentido, a forma de transitar rousseauniana foi solitária – uma espécie de autoexílio das cidades e dos aparelhos sociais – e caracterizada pelo contato com a natureza, como bem demonstra sua novae principal ocupação: a herborização. Por outro lado, este artigo pretende realizar uma reflexão sobre a tendência educativa que surgiu no final do século XIX (neonomadismopedagógico), já que a ação pedestre desse autor, que podia ser concebida como uma excursão, é um claro antecedente do Romantismo pedagógico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Jordi Garcia Farrero, Universidade de Barcelona

Doutorando em Pedagogia. Professor de História da Educação na Universidad de Barcelona

Références

BOSWELL, James. Encuentro con Rousseau y Voltaire. Barcelona: Mondadori, 1997.

FERRER, Anacleto. Rousseau: música y lenguaje. Valencia: Universidad de Valencia, 2010.

HAZLITT, William; STEVENSON, Robert. El arte de caminar. México, DF: UNAM, 2003.

LÓPEZ HERNÁNDEZ, José. La ley del corazón: un estudio sobre J.-J. Rousseau. Murcia: Universidad de Murcia,1989.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre las ciencias y las artes. Buenos Aires: Aguilar Argentina SA de Ediciones, 1974.

______. Emilio, o de la educación. Madrid: Alainza Editorial, 2003.

______. Discurso sobre las ciencias y las artes. Discurso sobre el origen y fundamento de la desigualdad entre

los hombres. Buenos Aires: Losada, 2006.

______. Cartas sobre botánica. Oviedo: KRK Ediciones, 2007a.

______. Julia, o la nueva Eloísa. Madrid: Ediciones Akal SA, 2007b.

______. Las confesiones. Madrid: Alianza Editorial, 2007c.

______. Las ensoñaciones del paseante solitario. Madrid: Alianza Editorial, 2008.

______. Carta a d’Alembert sobre los espectáculos. Madrid: Editorial Tecnos, 2009.

TODOROV, Tzvetan. Frágil felicidad. Un ensayo sobre Rousseau. Barcelona: Gedisa, 1987.

Publié-e

2013-06-22

Comment citer

FARRERO, J. G. O ato de caminhar e a educação: a propósito dos 300 anos do nascimento de Rousseau. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/330. Acesso em: 21 nov. 2024.