O ato de caminhar e a educação: a propósito dos 300 anos do nascimento de Rousseau

Authors

  • Jordi Garcia Farrero Universidade de Barcelona

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Abstract

Este trabalho, que tem como finalidade estudar a maneira de caminhar de Jean-JacquesRousseau (1712-1778), está configurado em duas partes. Por um lado, mostra a última etapa da vida do autor como o momento em que se percebe mais explicitamente seu verdadeiro homo viator. Durante esse período – tal como revelam suas obras autobiográficas –, ele estava submetido a duras acusações dos enciclopedistas, e o ato de caminhar acaba se convertendo na atividade mais adequada, visto que lhe permitia pensar, relembrar o passado e, ao mesmo momento, satisfazer o seu eu doído, triste e desprezado pela alta e ilustrada sociedade francesa. Nesse sentido, a forma de transitar rousseauniana foi solitária – uma espécie de autoexílio das cidades e dos aparelhos sociais – e caracterizada pelo contato com a natureza, como bem demonstra sua novae principal ocupação: a herborização. Por outro lado, este artigo pretende realizar uma reflexão sobre a tendência educativa que surgiu no final do século XIX (neonomadismopedagógico), já que a ação pedestre desse autor, que podia ser concebida como uma excursão, é um claro antecedente do Romantismo pedagógico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jordi Garcia Farrero, Universidade de Barcelona

Doutorando em Pedagogia. Professor de História da Educação na Universidad de Barcelona

References

BOSWELL, James. Encuentro con Rousseau y Voltaire. Barcelona: Mondadori, 1997.

FERRER, Anacleto. Rousseau: música y lenguaje. Valencia: Universidad de Valencia, 2010.

HAZLITT, William; STEVENSON, Robert. El arte de caminar. México, DF: UNAM, 2003.

LÓPEZ HERNÁNDEZ, José. La ley del corazón: un estudio sobre J.-J. Rousseau. Murcia: Universidad de Murcia,1989.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre las ciencias y las artes. Buenos Aires: Aguilar Argentina SA de Ediciones, 1974.

______. Emilio, o de la educación. Madrid: Alainza Editorial, 2003.

______. Discurso sobre las ciencias y las artes. Discurso sobre el origen y fundamento de la desigualdad entre

los hombres. Buenos Aires: Losada, 2006.

______. Cartas sobre botánica. Oviedo: KRK Ediciones, 2007a.

______. Julia, o la nueva Eloísa. Madrid: Ediciones Akal SA, 2007b.

______. Las confesiones. Madrid: Alianza Editorial, 2007c.

______. Las ensoñaciones del paseante solitario. Madrid: Alianza Editorial, 2008.

______. Carta a d’Alembert sobre los espectáculos. Madrid: Editorial Tecnos, 2009.

TODOROV, Tzvetan. Frágil felicidad. Un ensayo sobre Rousseau. Barcelona: Gedisa, 1987.

Published

2013-06-22

How to Cite

FARRERO, J. G. O ato de caminhar e a educação: a propósito dos 300 anos do nascimento de Rousseau. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/330. Acesso em: 21 nov. 2024.