A educação entre o singular e o coletivo a partir da crítica da razão dialética de Sartre

Auteurs-es

  • Cássio Donizete Marques Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Résumé

A educação, como formação do homem, permite vivenciar, na dialética da história,a relação entre o individual e o coletivo. Ela se dá na plena liberdade do homem que constrói seu projeto em meio a uma dada situação. O coletivo, embora não tenha existência ontológica, constitui uma das dimensões fundamentais para se pensar a educação como dialeticidade entre o indivíduo e o coletivo, entre a subjetividade e a objetividade, entre o projeto e a situação, entre a totalização e as totalidades parciais.O sucinto texto aqui apresentado é parte da conclusão de meu trabalho de doutorado,que tem como título Do Individual ao Coletivo na Crítica da Razão Dialética de Sartre: Perspectivas Educacionais. A singularidade e a prática pedagógica expressamos dois lados de uma mesma moeda, educar na e para a singularidade a partir de umaprática pedagógica que se expressa na coletividade de um grupo em permanente processo de totalização.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cássio Donizete Marques, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Doutor em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor do Centro UniversitárioNossa Senhora do Patrocínio.

Références

BURSTOW, Bonnie. A filosofia sartreana como fundamento da educação. Educação e Sociedade – Revista do

Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes), Campinas, SP, n. 70, p. 103-126, abr. 2000.

CABESTAN, Philippe; TOMES, Arnaud. Le vocabulaire de Sartre. Paris: Ellipses, 2001.

LIMA, Walter Matias. Liberdade e dialética em Jean-Paul Sartre. Maceió: EDUFAL, 1998.

______. Educação e razão dialética. 2003. 154 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação,

Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.

MARQUES, Cassio Donizete. Do individual ao coletivo na crítica da razão dialética de Sartre: perspectivas

educacionais. 2007. 126 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de

Campinas, Campinas, SP, 2007.

MORAVIA, Sergio. Sartre. Tradução de José Eduardo Rodil. Lisboa: Edições 70, 1985.

SARTRE, Jean-Paul. Critique de la raison dialectique: théorie des ensembles pratiques. 2. ed. Tome I (précédé

de Questions de méthode). Paris: Gallimard, 1985.

_____. O ser e o nada: ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. 2. ed. Petrópolis, RJ:Vozes, 1997.

SIMONT, Juliette. Indivíduo e totalização: a dialética e seu resto. Impulso – Revista da Universidade Metodista

de Piracicaba (Unimep), Piracicaba, SP, v. 18, n. 41, p. 17-25, set./dez. 2005.

Publié-e

2013-06-22

Comment citer

MARQUES, C. D. A educação entre o singular e o coletivo a partir da crítica da razão dialética de Sartre. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/327. Acesso em: 21 nov. 2024.