A educação entre o singular e o coletivo a partir da crítica da razão dialética de Sartre

Autores/as

  • Cássio Donizete Marques Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%25p

Resumen

A educação, como formação do homem, permite vivenciar, na dialética da história,a relação entre o individual e o coletivo. Ela se dá na plena liberdade do homem que constrói seu projeto em meio a uma dada situação. O coletivo, embora não tenha existência ontológica, constitui uma das dimensões fundamentais para se pensar a educação como dialeticidade entre o indivíduo e o coletivo, entre a subjetividade e a objetividade, entre o projeto e a situação, entre a totalização e as totalidades parciais.O sucinto texto aqui apresentado é parte da conclusão de meu trabalho de doutorado,que tem como título Do Individual ao Coletivo na Crítica da Razão Dialética de Sartre: Perspectivas Educacionais. A singularidade e a prática pedagógica expressamos dois lados de uma mesma moeda, educar na e para a singularidade a partir de umaprática pedagógica que se expressa na coletividade de um grupo em permanente processo de totalização.

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Biografía del autor/a

Cássio Donizete Marques, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Doutor em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor do Centro UniversitárioNossa Senhora do Patrocínio.

Citas

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Publicado

2013-06-22

Cómo citar

MARQUES, C. D. A educação entre o singular e o coletivo a partir da crítica da razão dialética de Sartre. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 39, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n39.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/327. Acesso em: 17 jul. 2024.