Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola

Auteurs-es

  • Catarina Malheiros Silva Universidade de Brasília-UnB

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%25p

Résumé

Considerando a centralidade da escola para a realização dos projetos individuais, esteartigo busca compreender os sentidos das experiências escolares para os/as jovens doDistrito Espraiado e fazendas, localizados em área rural do município baiano de Palmasde Monte Alto. Realizou-se um trabalho de campo, no qual a observação participante, aetnografia e a realização de grupos de discussão constituíram os principais instrumentosde coleta de dados. Foi realizada análise de 02 grupos de discussão com jovens dosexo masculino e feminino, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Aanálise foi feita com base no Método Documentário de Interpretação desenvolvidopor Karl Mannheim e adaptado para a pesquisa social empírica por Ralf Bohnsack.Os resultados apresentados aqui apontam que a escola tem significados positivos paramoças e rapazes, haja vista que se trata de uma área rural de pequeno município emque o processo de escolarização se deu de forma tardia e sexista.

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Catarina Malheiros Silva, Universidade de Brasília-UnB

Mestre em Educação. Doutoranda em Educação pela Universidade de Brasília. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GERAJU- Educação e Políticas Públicas: gênero, raça/etnia e juventude.

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mas apropriar-se de um “discursuzinho melhor”.

Entrar no mundo instituído vai além da busca pelo

trabalho e pela melhoria de vida; essa entrada está

atrelada também ao desejo de ser reconhecido como

capaz, como sujeito que se apropriou dos códigos

da cultura letrada.

Não ser só um carregador de livro: elaborações de jovens rurais sobre a escola

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Publié-e

2013-06-22

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SILVA, C. M. Não ser só um carregador de livros: elaborações de jovens rurais sobre a escola. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 20, n. 36, 2013. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2011.v20.n36.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/306. Acesso em: 22 déc. 2024.