Formação em Economia Solidária e Educação Popular

aproximações e desafios

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p239+254

Mots-clés :

educação popular, economia solidaria, empreendimentos econômicos e solidários (EES)

Résumé

A Economia Solidária (Ecosol) e a Educação Popular, articuladas, se fortalecem. O estudo aborda a importância da Educação Popular na consolidação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES). Teve como locus dois EES de Chapecó (SC). Os dados gerados a partir de histórias de vida de integrantes dos EES e entrevistas com educadores populares indicam que as práticas de Educação Popular foram fundamentais para a viabilização dos empreendimentos. E estes promoveram avanços nas condições e vida dos sujeitos. Contudo, esses processos educativos não ocorreram sem contradições e dificuldades, incluindo a resistência em participar, o que pode ser fator de fragilização das experiências no que tange a sua continuidade, na perspectiva da Ecosol.

Palavras-chave: educação popular, economia solidária, empreendimentos econômicos solidários (EES).

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Biographie de l'auteur-e

Ana Maria Pereira Puton, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó- Unochapecó; pesquisadora do grupo de pesquisa Formação de Professores, Currículo e Prática Pedagógica da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), com foco no tema formação de peducadores para a educação popular, Chapecó, Santa Catarina, Brasil; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5313-377X. E-mail:<anampp@unochapeco.edu.br>.

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Publié-e

2024-12-13

Comment citer

POLI, O. L.; PEREIRA PUTON, A. M. Formação em Economia Solidária e Educação Popular: aproximações e desafios. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 239–254, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p239+254. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20610. Acesso em: 18 déc. 2024.