Projeto Rede Cooperativa De Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE)

a formação continuada como movimento de resistência propositiva popular

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p136-155

Mots-clés :

Processos educativos e formativos, Educação Popular, Covid-19

Résumé

Este trabalho tem por tema os processos educativos, formativos e saberes de docentes, decorrentes da formação continuada durante a pandemia de Covid-19. Esses/as docentes são vinculados à Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da Educação Popular. Tem por objetivo apresentar os resultados das análises dos processos educativos e formativos dos/as referidos/as professores/as, que decorreram de sua formação continuada na transpandemia de Covid-19, destacando indícios da expressão da resistência propositiva popular. A metodologia é a investigação-formação-solidária, de abordagem qualitativa, valendo-se da pesquisa de campo, cujos instrumentos para a coleta de dados foram os questionários considerando-se o eixo “memorial formativo e autobiográfico”. As categorias estabelecidas e analisadas foram: 1. A resistência propositiva popular: processos educativos e formativos de professores/as na formação continuada; 2. Que formação continuada? Processos educativos e formativos na transpandemia da Covid-19. Os resultados apontam o deslocamento da relação pedagógica entre professor/a e aluno/a, bem como a virtualização dessa relação na transpandemia de Covid-19, de modo a produzir uma educação para que alunos/as pudessem “passar de ano”. No entanto, reconhece-se a presença da resistência propositiva popular dos/as professores/as, na medida em que se colocaram disponíveis para a realização de um processo de ensinar e aprender que não destruísse completamente a relação entre os /as profissionais da escola e seus estudantes e, ainda, reduzir sentimentos de solidão manifestos por docentes e discentes.

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Bibliographies de l'auteur-e

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba

Pós-Doutorando em Educação. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação, ambos da Uniube. Professor e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi/CNPq). Coordenador da Rede Cooperativa de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE). Vice-coordenador da Rede de Pesquisadores sobre o Professor do Centro-Oeste (REDECENTRO).

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba / Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Doutora em Educação. Professora do Programa de P´ós-Graduação Profissional em Educação (mestrado e doutorado) da Uniube. Líder do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP/CNPq). Coordenadora da Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE). 

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Publié-e

2024-12-13

Comment citer

SOUZA, T. Z. de; NOVAIS, G. S. Projeto Rede Cooperativa De Ensino, Pesquisa e Extensão em Escolas de Educação Básica (RECEPE): a formação continuada como movimento de resistência propositiva popular. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 76, p. 136–155, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n76.p136-155. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/20303. Acesso em: 18 déc. 2024.