Aprendizagem da docência nos Cursos Pré-Universitários Populares

o que dizem os egressos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p186-202

Mots-clés :

cursos pré-universitários populares, base de conhecimento, ensino de ciências, alunos egressos

Résumé

A partir do interesse em compreender aspectos sobre a aprendizagem da docência no contexto das licenciaturas nas áreas de Ciências da Natureza, verificou-se a potencialidade em investigar os cursos pré-universitários populares (CPUPs) na construção dos conhecimentos necessários para a prática docente. Respaldando-se na perspectiva sobre a base de conhecimento proposta por Shulman, o presente trabalho objetivou compreender a importância da atuação nos CPUPs para a aprendizagem da docência, a partir da análise da fala dos licenciados que atuaram como docentes nos CPUPs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como sujeitos professores egressos e licenciados pelos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas de algumas universidades do estado de São Paulo, que foram localizados e concordaram em responder um questionário. Os resultados apontam, especialmente, para dificuldades relacionadas aos conhecimentos pedagógicos da docência.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marina Dias Saraiva, Universidade Estadual de Campinas

Licenciada em Química pelo Centro de Ciências Agrária da Universidade Federal de São Carlos. Estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas.

Elaine Gomes Matheus Furlan, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade – PUC/SP. Atualmente é professora e pesquisadora do Departamento de Ciências da Natureza, Educação e Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa no campo da formação de professores e aspectos relacionados ao ensino de ciências e de química.

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Publié-e

2024-06-05

Comment citer

SARAIVA, M. D.; GOMES MATHEUS FURLAN, E. Aprendizagem da docência nos Cursos Pré-Universitários Populares: o que dizem os egressos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 33, n. 74, p. 186–202, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p186-202. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16896. Acesso em: 30 juin. 2024.