Aprendizagem da docência nos Cursos Pré-Universitários Populares
o que dizem os egressos
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p186-202Mots-clés :
cursos pré-universitários populares, base de conhecimento, ensino de ciências, alunos egressosRésumé
A partir do interesse em compreender aspectos sobre a aprendizagem da docência no contexto das licenciaturas nas áreas de Ciências da Natureza, verificou-se a potencialidade em investigar os cursos pré-universitários populares (CPUPs) na construção dos conhecimentos necessários para a prática docente. Respaldando-se na perspectiva sobre a base de conhecimento proposta por Shulman, o presente trabalho objetivou compreender a importância da atuação nos CPUPs para a aprendizagem da docência, a partir da análise da fala dos licenciados que atuaram como docentes nos CPUPs. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como sujeitos professores egressos e licenciados pelos cursos de Química, Física e Ciências Biológicas de algumas universidades do estado de São Paulo, que foram localizados e concordaram em responder um questionário. Os resultados apontam, especialmente, para dificuldades relacionadas aos conhecimentos pedagógicos da docência.
Téléchargements
Références
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2016.
BRAGA, A. W. V.; ABREU, L. D. P.; SOUZA, L. A.; IBIAPINA, M. L.; SILVA, R. M. G. Extensão Universitária e educação: contribuição do projeto PREVEST/UVA à formação acadêmica. Sanare, v. 14, n. 1, pp. 93-103. 2015. Disponível em: <https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/616>. Acesso em 09 mar. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Extensão Universitária – PROEXT. 2003. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12241&Itemid=487>. Acesso em: 10 mar. 2023.
CALDERHEAD, J. Dilemmas in developing reflective teaching. Teacher Education Quarterly, v. 20, n.1 p. 93-100. 1993. Disponível em: < https://www.jstor.org/stable/23475154>. Acesso em 07 mar. 2023.
CARDOSO, P. C.; FELICETTI, V. L. Práticas docentes sobre o olhar de egressos. REMIE - Multidisciplinary Journal of Educational Research, v. 6, n. 2, pp. 104-126. 2016. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5559879>. Acesso em 12 mar. 2023.
CAVALCANTE, M. M. S.; FARIAS, I. M. S. A formação e a identificação com a profissão de egressos de programa de inserção na docência. Educação em Perspectiva, v. 6, n. 1, pp. 97-122. 2016. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v7i1.730. Disponível em: <https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6864>. Acesso em 13 mar. 2023.
CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266. 2011. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/maio2013/sociologia_artigos/pesqusia_social.pdf>. Acesso em 15 mar. 2023.
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2006
GARCÍA, C. M. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora. 1999.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U, 2012. pp 112.
MANCHUR, J.; SURIANI, A. A.; CUNHA, M. C. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 334-341. 2013. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/5522>. Acesso em 09 mar. 2023.
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Schulman. Revista do Centro de Educação, v. 29, n. 2, p. 33-49. 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838>. Acesso em 10 mar. 2023.
_______________; REALI, A. M. M. R. O professor a ser formado pela UFSCar: uma proposta para a construção de seu perfil profissional. In: PIERSON, A. H. C. & OLIVEIRA E SOUZA, M. H. A (orgs.); Formação de professores na UFSCar: implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. 1ª ed. São Carlos: EdUFSCar. 2010. pp. 17-36.
MORAES, A. C.; OLIVEIRA, R. M. M. A. Cursos Pré-Vestibulares Populares e aprendizagem da docência: alguns encontros. Práxis Educativa (Brasil), v. 1, n. 2, p. 125-144. 2006. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=89410212>. Acesso em 03 mar. 2023.
RODRIGUES, R. A extensão universitária como uma práxis. Em extensão, Uberlândia, v. 5, pp. 84-88. 2006. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20340>. Acesso em 03 mar. 2023.
SAMPAIO, J. H. Extensão universitária como um dos sentidos necessários para a articulação da indissociabilidade na construção do currículo. In: PIERSON, A. H. C. & OLIVEIRA E SOUZA, M. H. A (orgs.); Formação de professores na UFSCar: implantação e gestão de projetos pedagógicos das licenciaturas. 1ª ed. São Carlos: EdUFSCar. 2010. p. 107-125.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, L. R. C. et al. Pesquisa documental: alternativa investigativa na formação docente. In: IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Brasileiro de Psicopedagogia. 2009. Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 2009. p.4554-4666. Disponível em: <https://proinclusao.ufc.br/wp-content/uploads/2021/08/pesquisa-documental.pdf>. Acesso em 17 mar. 2023.
SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14. 1986. DOI: 10.2307/1175860. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/1175860>. Acesso em 01 mar. 2023.
_______________. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. In: SHULMAN, L. S. Teaching as Community Property: essays on higher education. San Francisco/CA/USA: Jossey-Bass, 2004. p. 83-113.
VERRANGIA, D. Os cursos pré-vestibulares populares enquanto espaços educativos e de formação docente: algumas reflexões. Cadernos CIMEAC, v. 3, n. 2, pp. 5-23. 2013. DOI: 10.18554/cimeac.v3i2.1451. Disponível em: <https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1451>. Acesso em 12 mar. 2023.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marina Dias Saraiva, Elaine Gomes Matheus Furlan 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017