Memorial Acadêmico, Experiência Monitorial e Aprendizagem Docente (2013-2016)
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p164-182Mots-clés :
História, Memória, Formação Docente, MonitoriaRésumé
Resumo
Este trabalho é vinculado à História e à Memória, objetivando refletir acerca dos processos formativos da docência, constituídos e/ou (re)elaborados no decorrer do exercício monitorial nas disciplinas de História da Educação/CE/UFPB, entre 2013 e 2016. Os suportes teóricos perpassam a História do Tempo Presente, a Memória e as Representações Sociais. Tendo a escrita de si por método de pesquisa, analisa-se um memorial acadêmico, dialogando com autores, como David (2012), Nóvoa (2013), entre outros, em um processo de releitura sobre a Monitoria, espaço de constituição de identidade professoral, construída na práxis (ação-reflexão-ação). Os resultados indicam o exercício monitorial como elemento pedagógico constitutivo dos sujeitos em formação, concluindo-se que a experiência monitorial fortalece a tríade ensino-pesquisa-extensão e o memorial acadêmico é uma fonte histórica configuradora da docência e da escrita de si.
Palavras-chave: História. Memória. Formação Docente. Monitoria.
Téléchargements
Références
BASTOS, Maria Helena Camara. Memoriais de professoras: reflexões sobre uma proposta. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; CUNHA, Maria Teresa Santos (org.). Práticas de memória docente. São Paulo: Editora Cortez, v. 3, 2003.
BÉDARIDA, François. Tempo Presente e presença da história. In: FERREIRA, Marieta de Morais; AMADO, Janaína. (org.). Usos e abusos da História Oral. 2. ed., Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998, p. 219-229.
BRAGANÇA, Inês.Ferreira.de Souza. Curso de Pedagogia: Histórias de vida e formação de professores/as. Revista Eletrônica Pesquiseduca. v.2, n.3, p 4-23, jan.-jun. 2010.
BURKE, Peter. (org.). A escrita da história: novas perspectivas. Tradução de Magda Lopes. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1992, p.7-37.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estud. av. [online]. v.5, n.11, p.173-191, 1991.
DAVID, Nivaldo Antonio Nogueira. A formação de professores na universidade: reflexões a respeito da cultura, juventude e trabalho docente. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, 2012.
ELÍBIO Júnior., Antônio Manuel. A História do Tempo Presente: reflexões sobre um campo historiográfico. Cadernos do Tempo Presente. São Cristóvão, SE, v. 12, n. 01, p. 13-27, jan./jun. 2021.
FIORUCCI, Rodolfo. Considerações acerca da História do Tempo Presente. Revista Espaço Acadêmico. Maringá, PR, n.125. p.110-121, out. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1987.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2016.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad.: Bernardo Leitão et al. 3 ed. Campinas: UNICAMP, 1994.
LOMBARDI, José Claudinei; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (org.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: autores Associados: HISTEDBR: Curitiba, PR: Pontíficia Universidade católica do Paraná (PUCPR); Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004. (Coleção Memória da Educação).
MCCULLOCH, Gary. História da educação e formação de professores. Revista Brasileira de Educação, SciELO Brasil, v. 17, n. 49, p. 121–132, 2012.
MEDEIROS, Liara das Graças Costa de. O programa de monitoria da UFPB: influência na qualidade da formação dos alunos monitores. In.: CHAVES, Elisângela André Oliveira et al. (org.). Gestão Pública: a visão dos técnicos administrativos em Educação das Universidades Públicas e Institutos Federais. Salvador: Editora Pontocom, 2015. v. 2.
NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António. (org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto Editora, 2013.
NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamus.de Medeiros. (org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal, RN: Edufrn, 2007, p.45-58.
NUNES, Célia Maria Fernandes; CUNHA, Maria Amália Almeida. A narrativa como uma das fontes de construção do ofício do pedagogo. In: NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAÚJO, Regina Magma Bonifácio de. (org.).Narrativas de professores em formação: o significado de ser pedagogo. Jundiaí, Paco Editorial, 2015, p.132.
PACHECO, Luci Mary Duso. A Universidade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na formação do professor. In: SUDBRACK, Edite Maria et al. (org.). Políticas de formação docente: horizontes investigativos. Frederico Wesphalen: Ed. URI: 2007, p.41-67.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de Formação: quando as memórias narram a história da formação. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. (org.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas, SP: Editora Alínea, 2007, p362.
RODRIGUES, Susy Cristina O. A instituição pública primária: o método de ensino monitorial/mútuo na província da Parayba do Norte (1822-1849). Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia) – Centro de Educação/UFPB. João Pessoa, 2011.
RODRIGUES, Susy Cristina de Oliveira et al. Papel da monitoria ao longo da história: contribuições para o processo ensino-aprendizagem. In: CARVALHO, Maria Elizete Guimarães. (org.). História, educação e direitos humanos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2011, p. 231-258.
SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros. (org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal, RN: Edufrn, 2007, p.59-68.
SHIGUNOV NETO, Alexandre; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. As políticas neoliberais e a formação docente: propostas de formação simplistas e aligeiradas em épocas de transformações. In: NETO, Alexandre Shigunov; MACIEL, Lizete Shizue Bomura. (org.). Formação de professores: passado, presente e futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011, p.128.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Três textos curtos, mas pertinentes: o professor lendo e se lendo (se). In: SILVA, Ezequiel Theodoro da (org.). Leitura de si, o professor enquanto pessoa. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2014, p.120.
SOLIGO, Ângela. et al. Os memoriais de formação no contexto do PROESF. In: SOLIGO, Ângela; ALEXANDRINO, Ronaldo. (org.). Histórias de professores: (re)construções em memoriais de formação. Campinas-SP: FE/UNICAMP, 2007, p.17-22.
UFPB. Regimento Geral. Capítulo VIII - Da Monitoria. Disponível em: http://www.ufpb.br/sods/contents/paginas/institucional/copy_of_regimentos/regimento-geral. Acesso em 19 abr.2017a.
UFPB. Resolução Nº 02/1996. Regulamenta o Programa de Monitoria para os cursos de graduação da UFPB. Disponível em: http://www.mat.ufpb.br/lenimar/r0296.htm. Acesso em: 14 mai. 2017b.
UFPB. Plano de Curso História da Educação I Ano letivo: 2013. Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Departamento de Fundamentação da Educação, 2013.
UFPB. Plano de Curso História da Educação II. Ano letivo: 2015. Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Departamento de Fundamentação da Educação, 2015.
UFPB. Projeto de ensino/monitoria, componentes curriculares e Planos de Trabalho nas disciplinas de História da Educação, ano de 2013. DFE/CE/UFPB, 2013. Disponível em: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/departamento/monitoria.jsf?id=1387. Acesso em: 11 out. 2021.
UFPB. Resolução nº 74/2011.Regulamenta algumas mudanças no Programa de Monitoria para os cursos de graduação da UFPB. Disponível em: https://sigrh.ufpb.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf. Acesso em: 14 maio 2017c.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Felipe Cavalcanti Ivo, Maria da Graça da Cruz Barbosa, Maria Elizete Guimarães Caravlho 2023
![Licence Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017