Didática e Educação Integral

perspectivas de professoras/es de escolas públicas na Paraíba

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p49-61

Mots-clés :

Educação Integral, Didática, Ensino

Résumé

O objetivo do artigo é discutir, a partir de dados coletados junto a 162 docentes de escolas públicas de tempo integral no estado da Paraíba, desafios didáticos de construção de práticas de ensino na perspectiva da Educação Integral. O tratamento analítico dos dados pautou-se pela técnica de Análise Categorial de Conteúdo. Aponta-se que o discurso pedagógico inovador e de ruptura paradigmática associado à Educação Integral é atravessado por desafios e lacunas que distanciam os(as) professores(as) de um fazer pedagógico integral e integrador. Por isso, a Didática deve mobilizar formas alternativas de conceber e organizar o ensino inspiradas pela inventividade, colaboratividade e qualidade social da aprendizagem. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

José Leonardo Rolim de Lima Severo, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação com estágio de Pós-Doutorado em Teoria da Pedagogia. É Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, junto ao Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação, atuando, também, como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia, Trabalho Educativo e Sociedade (GEPPTES-UFPB). É associado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), à Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE),à Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social (SIPS) e integrante da Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia (RePPed).

Références

BALL, Stephen. Performatividades e fabricações na economia educacional: ruma a uma sociedade performativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 37-55, maio/ago. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15865/9445 Acesso em: 07/12/2021
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BONAFÉ, Jaume. Na escola, o futuro já não é o passado, ou é. Novos currículos, novos materiais. In: ZABALA, Antoni et al. Didática geral. Porto Alegre: Penso, 2016, p. 149-164.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em: 07/12/2021
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2/2017. Disponível em: http://www.lex.com.br/legis_27593246_RESOLUCAO_N_2_DE_22_DE_DEZEMBRO_DE_2017.aspx Acesso em: 07/12/2021
BRASIL. Decreto nº 6.253/2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, regulamenta a Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6253.htm#:~:text=Decreto%20n%C2%BA%206253&text=DECRETO%20N%C2%BA%206.253%2C%20DE%2013,2007%2C%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias. Acesso em: 07/12/2021
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 07/12/2021
CANDAU, Vera. Maria. A didática e a formação de educadores – Da exaltação à negação: a busca de relevância. In: CANDAU, Vera Maria (Org). A didática em questão. 31 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 13-24.
CARBONELL, Jaume. Pedagogias do século XXI: bases para a inovação educativa. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2016.
CAVALIERE, Ana Maria. Escola pública de tempo integral no Brasil: filantropia ou política de Estado? Educ. Soc., Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1205-1222, out.-dez., 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302014000401205&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 07/12/2021
FRANCO, Maria Amélia Santoro; PIMENTA, Selma Garrido. Didática multidimensional: por uma sistematização conceitual. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.539-553, abr.-jun., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v37n135/1678-4626-es-37-135-00539.pdf Acesso em: 07/12/2021
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983
GARCIA, Carlos Marcelo. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 02, n. 03, p. 11-49, ago./dez. 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/17 Acesso em: 07/12/2021
LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v38n1/aop323.pdf Acesso em: 07/12/2021
MOLL, Jaqueline; LECLERC, Gesuína de Fátima Elias. Diversidade e Tempo integral: A garantia dos direitos sociais. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 7, n. 13, p. 291-304, jul/dez. 2013. http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/306 Acesso em: 07/12/2021
PARAÍBA, Governo da. Secretaria de Estado da Educação. Lei n° 11.100/18. Cria o Programa de Educação Integral na Paraíba. Diário Oficial do Estado da Paraíba, João Pessoa - PB, 09 de fevereiro de 2018.
PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Políticas de Educação Integral em Tempo Integral à Luz da Análise do Ciclo da Política Pública. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 415-434, abr./jun. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000200415&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 07/12/2021
RIBETTO, Anelice; MAURÍCIO, Lúcia Velloso. Duas décadas de educação em tempo integral: dissertações, teses, artigos e capítulos de livros. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 137-160, abr. 2009. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2424/2163 Acesso em: 07/12/2021
ROVERONI, Mariana; MOMMA, Adriana Missai; GUIMARÃES, Bruna Cirino. Educação integral, escola de tempo integral: um diálogo sobre tempos. Cad. Cedes, Campinas, v. 39, n. 108, p. 223-236, maio-ago., 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/s9H3HrY6rx9XKsgz58jNrhs/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 07/12/2021
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Pedagogia integradora: sinalizações didático-curriculares para a Educação Integral. Interfaces Científicas - Educação, 9(3), 9–26. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7856 Acesso em: 07/12/2021
SHULMAN, L. Theory, Practice, and the Education of Professional. The Elementary School Journal, v. 98, n. 5, p. 511-526, 1998
YOUNG, Michael. A superação da crise em estudos curriculares: uma abordagem baseada no conhecimento. In: FAVACHO, M.; PACHECO, J.; SALES, S. (orgs.). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba: CRV, p. 11-31, 2013.

Publié-e

2023-04-13

Comment citer

ROLIM DE LIMA SEVERO, J. L. Didática e Educação Integral: perspectivas de professoras/es de escolas públicas na Paraíba. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 70, p. 49–61, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p49-61. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/15323. Acesso em: 21 nov. 2024.