Contação de Histórias Para, Com, e Por Crianças na Escola da Infância
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p103-116Mots-clés :
Infância, Educação Infantil, Performance, Contação de histórias, Experiência EstéticaRésumé
Este artigo propõe a análise de performances narrativas de crianças pequenas produzidas na oficina lúdica “Caixinha de guardar o tempo”, realizada presencialmente em dezembro de 2021, em quatro instituições públicas de Educação Infantil localizadas em regiões periféricas do Distrito Federal.Estabelece-se um diálogo entre saberes da Teoria Histórico-Cultural, dos Estudos Sociais da Infância e dos Estudos da Performance como aporte teórico, para discutir a potência da contação de histórias por crianças pequenas na escola da infância, em uma perspectiva de partilha dialógica. O percurso metodológico foi trilhado a partir da etnografia performativa com práticas artístico-pedagógicas de mediação de leitura e contação de histórias, abrindo espaço e tempo para a criação e materialização das performances narrativas das crianças pequenas, com a gravação em áudio, transcrição e produção da obra Crianças Narradoras. Destaca-se a compreensão das formas singulares como crianças pequenas criam e (re)criam, com autoria, as histórias narradas em contextos educativos, que se evidenciam como prática performativa de produção de culturas na infância.
Téléchargements
Références
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Polém, 2019.
BAUMAN, Richard. Fundamentos da performance. Revista Sociedade e Estado– vol. 29 , nº 3 Setembro/Dezembro, p. 727-743, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/3njwGxdyTDQY3HKBkF9HHsk/?lang=pt Acesso em: 08 jun 2022.
BAUMAN, Richard; BRIGGS, Charles. Poética e performance como perspectivas críticas sobre a linguagem e a vida social. Ilha Revista de Antropologia. Florianópolis, vol.8, número 1 e 2, jan-dez de 2006, p. 185-229. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/18230 Acesso em: 08 mar 2022.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação., Jan/Fev/Mar/Abr, nº 19, p.20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=ptAcesso em: 08 jun 2022.
BRASIL. Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Brasília: MEC/SEB, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular - Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2017.
EGAN, Kieran. Por que a imaginação é importante na educação? In: FRITZEN, Celso e CABRAL, Gladir da Silva (Orgs.). Imaginação e educação em debate. Campinas SP: Papirus, 2007.
FIANS, Guilherme. Sobre contar e ouvir verdades e mentirinhas: considerações sobre narrativas a partir de livros infantis e brincadeiras em uma sala de aula. Boitatá- Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, Londrina, nº20, jul-dez, p. 68-88, 2015. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31475Acesso em: 06 jun 2022.
GABRIEL, Sonaly Torres Silva. Na teia de Ananse: a contação de histórias como performance, com crianças, na escola. Tese doutorado. Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais. Universidade Federal de Goiás: Goiânia, 2021.
GIRARDELLO, Gilka.Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. Campinas: Papirus, 2014.
GIRARDELLO, Gilka. Crianças inventando mundos e a si mesmas: ideias para pensar autoria narrativa infantil. childhood&philosophy, Rio de Janeiro, v.14, n.29, jan-abr, p.71-92, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/article/download/30576/22941 Acesso em: 09 jul 2020.
HARTMANN, Luciana. SOUSA, Jonielson Ribeiro de. CASTRO, Ana Carolina de Sousa. Luta pela Terra, Performance e Protagonismo Infantil no I Encontro Nacional das Crianças Sem Terrinha (Brasília - 2018). Revista TOMO. Aracaju, n.37, jul-dez, p.253-286, 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/view/13253/10729 Acesso em: 10 ago 2020.
HARTMANN, Luciana. Crianças contadoras de história. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021.
OLIVEIRA, Fabiana. de. A criança e sua relação com a sociedade: considerações sobre a participação infantil nos espaços públicos. Anais da 37ª Reunião Nacional da ANPED, UFSC: Florianópolis, 2015. Disponível em <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT07-3885.pdf> Acesso em: 21 jul. 2021.
OLIVEIRA, Paula Gomes de. Trabalho pedagógico com histórias inventadas: narrativas, imaginação e infância. Curitiba: Editora CRV, 2016.
PERRONI, Maria Cecília. Desenvolvimento do discurso narrativo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1992.
PINTO, Manoel.; SARMENTO, Manoel Jacinto. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo In: PINTO, Manoel.; SARMENTO, Manoel Jacinto. (coords.) As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho, 1997.
REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos: as vozes e narrativas que nos constituem. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2021.
ROGOFF, Barbara. A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2005.
ROSCOE, Alessandra. Caixinha de guardar o tempo. ilustrado por Alexandre Rampazo. São Paulo: Editora Gaivota, 2012.
SILVA, Kátia Oliveira da; VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. Emoção e imaginação: a experiência estética de crianças em atividade com o conto de fadas. Curitiba: Editora CRV, 2018.
TORQUATO, Ana Neila. Ler com bebês e crianças: compartilhando leituras e multiplicando afetos. Brasília: Mais amigos, 2022.
VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. Imaginar, brincar e dramatizar: performances narrativas de crianças pequenas em experiência com o conto russo Ludmila e os doze meses. IN: PEDERIVA, Patrícia Lima Martins; OLIVEIRA, Daiane Aparecida A. de. Educação Estética: diálogos com a Teoria Histórico-Cultural. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, p. 157-180.
VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. Crianças narradora e(m) performances na escola da infância. IN: DISTRITO FEDERAL. Guia da X Plenarinha da Educação Infantil - Criança arteira: faço arte, faço parte! SEEDF: Brasília, 2022.
VIGOTSKI, Lev. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Editora Artmed, 2003.
VIGOTSKI, Lev. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2018.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. São Paulo: Editora UBU, 2018.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017