Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199Mots-clés :
Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.Résumé
Este estudo discute as contribuições da contação de histórias em Libras para a educação de surdos no Ensino Fundamental. Para tanto, explora o potencial de desenvolvimento cognitivo, linguístico e cultural-identitário proporcionado pela contação de histórias, por meio do suporte da Linguística Aplicada e dos Estudos Surdos aliados à seleção de três vídeos de contadores disponíveis em canais do YouTube, apresentando, ao fim, possibilidades didáticas para a sala de aula. Os resultados sugerem que ao imergirem em histórias contadas em língua de sinais, crianças surdas entram em contato com aspectos que permitem o desenvolvimento global, ainda que as intencionalidades por parte do professor contador das histórias não estejam postas.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 25 abr. 2002.Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 21 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília: Diário Oficial da União, 4 ag. 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm. Acesso em: 21 mar. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil : Introdução. V.1. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.
CADA ENCONTRO EU CONTO UM CONTO. O Feijãozinho Surdo, YouTube. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=oFc42M8N1XI. Acesso em: Jan. 2022.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012,
CALDIN, Clarice Fortkamp. Leitura e terapia. 2009. 216f. Tese (Doutorado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92575. Acesso em: 05 abr. 2022.
COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1999.
FERNANDES, Sueli de Fátima. Educação bilíngue para surdos: identidade, diferenças, contradições e mistérios. 2003. 213f. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193718. Acesso em: jan. 2022.
GALEANO, Eduardo. In: PALACIOS, Fernando; TERENZZO, Martha. O Guia Completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016, E-book Kindle.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KARNOPP, Lodenir. Literatura Surda. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
MÃOS AVENTUREIRAS, A viagem. YouTube, 22 de agosto 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EWbRo8wLeb0&t=369s. Acesso em: 24 maio 2021.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. (Orgs.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: ULBRA, 2011, p. 71-90.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Cristina Monteiro e Mauro de Campos Silva. Porto Alegre: AMGH, 2013.
POKORSKI, Juliana de Oliveira. A beleza e a luta das mãos: representações na literatura surda. Curitiba: Appris, 2020.
PRADO, Rosana. Educação bilíngue de alunos surdos: as contradições entre políticas públicas de inclusão, legislação e afirmação da comunidade surda. Revista Arqueiro, n.35, p. 80-98, jul-dez, 2017. Disponível em http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/download/1074/1042/3087. Acesso em: 10 mai. 2022.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Reimpressão, Porto Alegre: Artmed, 2008.
RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. A escrita de si: discursos sobre o ser surdo e a surdez. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ALDR-7LXNMP. Acesso em: 04 set. 2021.
RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo; LARA, Glaucia Muniz Proença. Narrativas de vida e construção de identidades nas comunidades surdas. In: MACHADO, Ida Lucia; MELO, Mônica Santos de Souza (Orgs). Estudos sobre narrativas em diferentes materialidades discursivas na visão da Análise do Discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, 2016.p. 283 – 298. E-book.
SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte: Aletria, 2020.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: esse o outro não estivesse aí? Tradução: Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2013.
STUMPF, Marianne Rossi; LINHARES, Ramon Santos de Almeida (Orgs). Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior - Fundamentos históricos e conceituais para curricularização da Libras como primeira língua . V.1. Petrópolis: Arara Azul, 2021a. Disponível em https://editora-arara-azul.com.br/site/catalogo_completo. Acesso em: 09 abr.2022
STUMPF, Marianne Rossi; LINHARES, Ramon Santos de Almeida. (Orgs). Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior - Ensino de Libras como L1 no Ensino Fundamental: do 1º ao 9º ano e EJA V.3. Petrópolis: Arara Azul, 2021b. Disponível em https://editora-arara-azul.com.br/site/catalogo_completo. Acesso em: 09 abr.2022.
ZENI, Adriane de Fátima. Prof, conta uma história!: manual para o professor que tem desejo de contar histórias. Curitiba: Appris, 2018. E-book Kindle.
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017