Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199Palabras clave:
Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.Resumen
Este trabajo discute las contribuciones de la narración de historias en Lengua de Signos Brasileña (Libras), para la educación de sordos en la escuela primaria. En este sentido, se explora el potencial de desarrollo cognitivo, lingüístico y la identidad cultural resultantes de las narraciones, a través del apoyo de la Lingüística Aplicada y de los Estudios de Sordos, aliados a la selección de tres películas de narradores disponibles en canales de YouTube, presentando, al fin, posibilidades didácticas para clases. Los resultados dan cuenta que, al adentrarse en las historias narradas en lengua de signos, los niños sordos entran en contacto con aspectos que permiten el desarrollo integral, aunque las intenciones por parte, del profesor narrador de las historias, no se ponen.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 25 abr. 2002.Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 21 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília: Diário Oficial da União, 4 ag. 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm. Acesso em: 21 mar. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil : Introdução. V.1. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.
CADA ENCONTRO EU CONTO UM CONTO. O Feijãozinho Surdo, YouTube. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=oFc42M8N1XI. Acesso em: Jan. 2022.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012,
CALDIN, Clarice Fortkamp. Leitura e terapia. 2009. 216f. Tese (Doutorado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92575. Acesso em: 05 abr. 2022.
COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1999.
FERNANDES, Sueli de Fátima. Educação bilíngue para surdos: identidade, diferenças, contradições e mistérios. 2003. 213f. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193718. Acesso em: jan. 2022.
GALEANO, Eduardo. In: PALACIOS, Fernando; TERENZZO, Martha. O Guia Completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016, E-book Kindle.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KARNOPP, Lodenir. Literatura Surda. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
MÃOS AVENTUREIRAS, A viagem. YouTube, 22 de agosto 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EWbRo8wLeb0&t=369s. Acesso em: 24 maio 2021.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. (Orgs.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: ULBRA, 2011, p. 71-90.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Cristina Monteiro e Mauro de Campos Silva. Porto Alegre: AMGH, 2013.
POKORSKI, Juliana de Oliveira. A beleza e a luta das mãos: representações na literatura surda. Curitiba: Appris, 2020.
PRADO, Rosana. Educação bilíngue de alunos surdos: as contradições entre políticas públicas de inclusão, legislação e afirmação da comunidade surda. Revista Arqueiro, n.35, p. 80-98, jul-dez, 2017. Disponível em http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/download/1074/1042/3087. Acesso em: 10 mai. 2022.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Reimpressão, Porto Alegre: Artmed, 2008.
RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. A escrita de si: discursos sobre o ser surdo e a surdez. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ALDR-7LXNMP. Acesso em: 04 set. 2021.
RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo; LARA, Glaucia Muniz Proença. Narrativas de vida e construção de identidades nas comunidades surdas. In: MACHADO, Ida Lucia; MELO, Mônica Santos de Souza (Orgs). Estudos sobre narrativas em diferentes materialidades discursivas na visão da Análise do Discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, 2016.p. 283 – 298. E-book.
SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte: Aletria, 2020.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: esse o outro não estivesse aí? Tradução: Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2013.
STUMPF, Marianne Rossi; LINHARES, Ramon Santos de Almeida (Orgs). Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior - Fundamentos históricos e conceituais para curricularização da Libras como primeira língua . V.1. Petrópolis: Arara Azul, 2021a. Disponível em https://editora-arara-azul.com.br/site/catalogo_completo. Acesso em: 09 abr.2022
STUMPF, Marianne Rossi; LINHARES, Ramon Santos de Almeida. (Orgs). Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior - Ensino de Libras como L1 no Ensino Fundamental: do 1º ao 9º ano e EJA V.3. Petrópolis: Arara Azul, 2021b. Disponível em https://editora-arara-azul.com.br/site/catalogo_completo. Acesso em: 09 abr.2022.
ZENI, Adriane de Fátima. Prof, conta uma história!: manual para o professor que tem desejo de contar histórias. Curitiba: Appris, 2018. E-book Kindle.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017