Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos

Autores/as

  • Lidiane Rodrigues Brito Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas: Salinas, Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-3098-0946
  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199

Palabras clave:

Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.

Resumen

Este trabajo discute las contribuciones de la narración de historias en Lengua de Signos Brasileña (Libras), para la educación de sordos en la escuela primaria. En este sentido, se explora el potencial de desarrollo cognitivo, lingüístico y la identidad cultural resultantes de las narraciones, a través del apoyo de la Lingüística Aplicada y de los Estudios de Sordos, aliados a la selección de tres películas de narradores disponibles en canales de YouTube, presentando, al fin, posibilidades didácticas para clases. Los resultados dan cuenta que, al adentrarse en las historias narradas en lengua de signos, los niños sordos entran en contacto con aspectos que permiten el desarrollo integral, aunque las intenciones por parte, del profesor narrador de las historias, no se ponen.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lidiane Rodrigues Brito, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas: Salinas, Minas Gerais

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialização em Supervisão Educacional e Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação Santo Agostinho - Faculdades Santo Agostinho (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999) e em Letras/Libras pelo IFNMG. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva e Ensino Profissionalizante.

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Letras-Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. Implementou e coordenou o Laboratório Experimental de Ensino de Línguas para Surdos, na mesma instituição. Certificada pelo Sétimo Exame Nacional de Proficiência no Ensino de Libras (Prolibras). Vencedora do Prêmio de Teses da UFMG em 2013, na categoria Estudos Linguísticos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Análise do Discurso, Ensino de leitura e de escrita, Língua Brasileira de Sinais. Desde 2009 é professora da Universidade Estadual de Montes Claros.

Citas

ALELIBRAS, Tibi e Joca – Uma história de dois mundos. YouTube, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCg_Ya32LpS5q1wzgkdANthg/videos. Acesso em: jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 25 abr. 2002.Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 21 mar. 2022.
BRASIL. Lei nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília: Diário Oficial da União, 4 ag. 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Lei/L14191.htm. Acesso em: 21 mar. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil : Introdução. V.1. Brasília: MEC, 1998.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 14 mar. 2022.
CADA ENCONTRO EU CONTO UM CONTO. O Feijãozinho Surdo, YouTube. 2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=oFc42M8N1XI. Acesso em: Jan. 2022.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012,
CALDIN, Clarice Fortkamp. Leitura e terapia. 2009. 216f. Tese (Doutorado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/92575. Acesso em: 05 abr. 2022.
COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1999.
FERNANDES, Sueli de Fátima. Educação bilíngue para surdos: identidade, diferenças, contradições e mistérios. 2003. 213f. Tese (Doutorado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Paraná. Curitiba. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/193718. Acesso em: jan. 2022.
GALEANO, Eduardo. In: PALACIOS, Fernando; TERENZZO, Martha. O Guia Completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016, E-book Kindle.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KARNOPP, Lodenir. Literatura Surda. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
KOCH, Ingedore Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2008.
MÃOS AVENTUREIRAS, A viagem. YouTube, 22 de agosto 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EWbRo8wLeb0&t=369s. Acesso em: 24 maio 2021.
MOURÃO, Cláudio Henrique Nunes. Literatura surda: produções culturais de surdos em língua de sinais. In: KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise. (Orgs.). Cultura surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. Canoas: ULBRA, 2011, p. 71-90.
PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. Tradução: Cristina Monteiro e Mauro de Campos Silva. Porto Alegre: AMGH, 2013.
POKORSKI, Juliana de Oliveira. A beleza e a luta das mãos: representações na literatura surda. Curitiba: Appris, 2020.
PRADO, Rosana. Educação bilíngue de alunos surdos: as contradições entre políticas públicas de inclusão, legislação e afirmação da comunidade surda. Revista Arqueiro, n.35, p. 80-98, jul-dez, 2017. Disponível em http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/download/1074/1042/3087. Acesso em: 10 mai. 2022.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Reimpressão, Porto Alegre: Artmed, 2008.
RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo. A escrita de si: discursos sobre o ser surdo e a surdez. 2008. 186 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ALDR-7LXNMP. Acesso em: 04 set. 2021.

RIBEIRO, Maria Clara Maciel de Araújo; LARA, Glaucia Muniz Proença. Narrativas de vida e construção de identidades nas comunidades surdas. In: MACHADO, Ida Lucia; MELO, Mônica Santos de Souza (Orgs). Estudos sobre narrativas em diferentes materialidades discursivas na visão da Análise do Discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, FALE/UFMG, 2016.p. 283 – 298. E-book.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Belo Horizonte: Aletria, 2020.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: esse o outro não estivesse aí? Tradução: Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2013.
STUMPF, Marianne Rossi; LINHARES, Ramon Santos de Almeida (Orgs). Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior - Fundamentos históricos e conceituais para curricularização da Libras como primeira língua . V.1. Petrópolis: Arara Azul, 2021a. Disponível em https://editora-arara-azul.com.br/site/catalogo_completo. Acesso em: 09 abr.2022

STUMPF, Marianne Rossi; LINHARES, Ramon Santos de Almeida. (Orgs). Referenciais para o ensino de Língua Brasileira de Sinais como primeira língua para surdos na Educação Bilíngue de Surdos: da Educação Infantil ao Ensino Superior - Ensino de Libras como L1 no Ensino Fundamental: do 1º ao 9º ano e EJA V.3. Petrópolis: Arara Azul, 2021b. Disponível em https://editora-arara-azul.com.br/site/catalogo_completo. Acesso em: 09 abr.2022.

ZENI, Adriane de Fátima. Prof, conta uma história!: manual para o professor que tem desejo de contar histórias. Curitiba: Appris, 2018. E-book Kindle.

Archivos adicionales

Publicado

2022-10-26

Cómo citar

BRITO, L. R.; RIBEIRO, M. C. M. de A. . Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 181–199, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14679. Acesso em: 22 nov. 2024.