Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos

Autores/as

  • Lidiane Rodrigues Brito Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas: Salinas, Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-3098-0946
  • Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199

Palabras clave:

Contação de Histórias. Libras. Educação de Surdos.

Resumen

Este trabajo discute las contribuciones de la narración de historias en Lengua de Signos Brasileña (Libras), para la educación de sordos en la escuela primaria. En este sentido, se explora el potencial de desarrollo cognitivo, lingüístico y la identidad cultural resultantes de las narraciones, a través del apoyo de la Lingüística Aplicada y de los Estudios de Sordos, aliados a la selección de tres películas de narradores disponibles en canales de YouTube, presentando, al fin, posibilidades didácticas para clases. Los resultados dan cuenta que, al adentrarse en las historias narradas en lengua de signos, los niños sordos entran en contacto con aspectos que permiten el desarrollo integral, aunque las intenciones por parte, del profesor narrador de las historias, no se ponen.

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Biografía del autor/a

Lidiane Rodrigues Brito, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Salinas: Salinas, Minas Gerais

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialização em Supervisão Educacional e Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação Santo Agostinho - Faculdades Santo Agostinho (2007), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1999) e em Letras/Libras pelo IFNMG. Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial Inclusiva e Ensino Profissionalizante.

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Letras-Português pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. Implementou e coordenou o Laboratório Experimental de Ensino de Línguas para Surdos, na mesma instituição. Certificada pelo Sétimo Exame Nacional de Proficiência no Ensino de Libras (Prolibras). Vencedora do Prêmio de Teses da UFMG em 2013, na categoria Estudos Linguísticos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Análise do Discurso, Ensino de leitura e de escrita, Língua Brasileira de Sinais. Desde 2009 é professora da Universidade Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2022-10-26

Cómo citar

BRITO, L. R.; RIBEIRO, M. C. M. de A. . Contribuições da Contação de Histórias em Libras Para a Educação de Surdos . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 181–199, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p181-199. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14679. Acesso em: 3 jul. 2024.