Avaliação da Aprendizagem no Ensino a Distância Online

perspectivas teórico-metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p261-276

Palavras-chave:

Educação a distância., Avaliação da aprendizagem., Tecnologias digitais.

Resumo

A modernidade líquida, agravada pelos cruéis impactos da pandemia Covid-19, impôs enormes desafios à práxis educativa em todos os níveis de ensino, pois os professores foram arremessados para os ambientes virtuais de aprendizagem que requerem estratégias pedagógicas coerentes com o ciberespaço. No contexto do ensino a distância, a utilização reflexiva das interfaces e tecnologias digitais potencializam o processo da mediação pedagógica, resultando em novas maneiras de ensinar e aprender. Neste sentido, amiúde são realizados questionamentos relativos ao processo de avaliação da aprendizagem nos ambientes virtuais, tendo em vista que a mera transposição das estratégias utilizadas na modalidade presencial não apresenta resultados satisfatórios no ensino a distância. Neste estudo, temos como objetivo discutir os principais pressupostos teóricos relacionados com a avaliação da aprendizagem no contexto do ensino a distância, relacionando-os com a proposta metodológica de avaliação da aprendizagem recomendada pelo Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Constitui-se em uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, operacionalizada por meio de um estudo de caso realizado na UFRB.  Concluímos que a avaliação da aprendizagem no ensino a distância, realizada com o suporte das tecnologias digitais, pressupõe elevado nível de retroalimentação, visando o engajamento dos estudantes em seu processo de autoaprendizagem e reavaliação da práxis educativa docente. Ademais, requer a utilização de variado leque de instrumentos avaliativos, a fim de possibilitar a coleta de informações sobre o nível de aprendizagem alcançado pelo aluno e, sobretudo, do desenvolvimento das competências preconizadas pelo curso, ou componente curricular, bem como aquelas demandadas tanto pelo mundo do trabalho como pela sociedade hiperconectada em que estamos inseridos. 

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Biografia do Autor

Ariston de Lima Cardoso, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Geociências (IGEO/UFBA), com pós-doutorado pela Universidade Aberta (Portugal). Mestre em Física, Bacharel e Licenciado pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência em gestão acadêmica e administrativa de cursos de graduação, tecnológico e pós-graduação, superintendência e coordenação de programas nacionais e institucionais. Em pesquisa atua na área interdisciplinar das tecnologias educacionais e robóticas, além de projetos em desenvolvimento na área das geotecnologias aplicadas a área ambiental e agricultura através de veículos aéreos não tripulados, sendo líder do grupo CNPq do grupo de Tecnologias Educacionais, Robótica e Física (G-TERF). Extensão na área de museus científicos, feiras de ciência e programas de formação social através da educação digital. Em ensino, atua como professor multidisciplinar da física, geotecnologias, matemática e educação digital.

Adilson Gomes dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMinho), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é professor e pesquisador do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É o atual superintendente da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) e coordenador da Universidade Aberta do Brasil na UFRB. Tem experiência na área de Educação, com interesse nos seguintes temas: Educação a Distância (EaD), Tecnologia Educativa (TE) e Formação de Professores, atua na docência como professor multidisciplinar da educação digital, saberes e praticas pedagógicas e suas tecnologias. Na pesquisa, é membro dos grupos CNPq: Educação, Avaliação e Tecnologias (GEAT) e Tecnologias Educacionais, Robótica e Física (G-TERF) da UFRB.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-01-29

Como Citar

ESPIRITO SANTO, E.; CARDOSO, A. de L. .; SANTOS, A. G. dos . Avaliação da Aprendizagem no Ensino a Distância Online: perspectivas teórico-metodológicas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 261–276, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p261-276. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11761. Acesso em: 28 mar. 2024.