Avaliação da Aprendizagem no Ensino a Distância Online

perspectivas teórico-metodológicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p261-276

Palabras clave:

Educação a distância., Avaliação da aprendizagem., Tecnologias digitais.

Resumen

La modernidad líquida, agravada por los crueles impactos de la pandemia Covid-19, ha impuesto tremendos desafíos a la praxis educativa en todos los niveles de enseñanza, puesto que los profesores fueron arrojados para los ambientes virtuales de aprendizaje que requieren estrategias pedagógicas coherentes con el ciberespacio. En el contexto de la educación a distancia, la utilización reflexiva de las interfaces y tecnologías digitales potencializan el proceso de la mediación pedagógica, resultando en nuevas maneras de enseñar y aprender.  En este sentido, a menudo son realizados cuestionamientos relativos al proceso de evaluación del aprendizaje en los ambientes virtuales, dado que la simple transposición de las estrategias utilizadas en la modalidad presencial no presenta resultados satisfactorios en la enseñanza a distancia. En este estudio, tenemos como objetivo discutir los principales presupuestos teóricos relacionados con la evaluación del aprendizaje en el contexto de la educación a distancia, relacionándolos con la propuesta metodológica de evaluación del aprendizaje recomendada por el Modelo Pedagógico Virtual de la Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Se constituye en una investigación exploratoria y descriptiva, con abordaje cualitativa, operacionalizada por medio de un estudio de caso realizado en la UFRB.  Concluimos que la evaluación del aprendizaje en la enseñanza a distancia, realizada con el soporte de las tecnologías digitales, presupone elevado nivel de realimentación, visando un compromiso de los estudiantes en su proceso de autoaprendizaje y reevaluación de la praxis educativa docente. Además, requiere la utilización de variada gama de instrumentos evaluativos, a fines de posibilitar la recopilación de informaciones sobre el nivel de aprendizaje logrado por el alumno y, mayoritariamente, del desarrollo de las competencias preconizadas por el curso, o componente curricular, así como aquellas demandadas tanto por el mundo del trabajo como por la sociedad hiperconectada en la cual estamos insertados. 

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Biografía del autor/a

Ariston de Lima Cardoso, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Geociências (IGEO/UFBA), com pós-doutorado pela Universidade Aberta (Portugal). Mestre em Física, Bacharel e Licenciado pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência em gestão acadêmica e administrativa de cursos de graduação, tecnológico e pós-graduação, superintendência e coordenação de programas nacionais e institucionais. Em pesquisa atua na área interdisciplinar das tecnologias educacionais e robóticas, além de projetos em desenvolvimento na área das geotecnologias aplicadas a área ambiental e agricultura através de veículos aéreos não tripulados, sendo líder do grupo CNPq do grupo de Tecnologias Educacionais, Robótica e Física (G-TERF). Extensão na área de museus científicos, feiras de ciência e programas de formação social através da educação digital. Em ensino, atua como professor multidisciplinar da física, geotecnologias, matemática e educação digital.

Adilson Gomes dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMinho), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é professor e pesquisador do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É o atual superintendente da Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) e coordenador da Universidade Aberta do Brasil na UFRB. Tem experiência na área de Educação, com interesse nos seguintes temas: Educação a Distância (EaD), Tecnologia Educativa (TE) e Formação de Professores, atua na docência como professor multidisciplinar da educação digital, saberes e praticas pedagógicas e suas tecnologias. Na pesquisa, é membro dos grupos CNPq: Educação, Avaliação e Tecnologias (GEAT) e Tecnologias Educacionais, Robótica e Física (G-TERF) da UFRB.

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Publicado

2023-01-29

Cómo citar

ESPIRITO SANTO, E.; CARDOSO, A. de L. .; SANTOS, A. G. dos . Avaliação da Aprendizagem no Ensino a Distância Online: perspectivas teórico-metodológicas. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 32, n. 69, p. 261–276, 2023. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p261-276. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11761. Acesso em: 30 jun. 2024.