A Inclusão Educacional dos povos indígenas pelo Ensino Superior a Distância

a contribuição da tecnologia para a democratização da Educação

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DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p141-157

Mots-clés :

Tecnologias, Inclusão, Inovação, Políticas, Ensino Superior

Résumé

O artigo visa compreender como a modalidade a distância democratiza o acesso e a permanência dos alunos indígenas no ensino superior por meio das políticas públicas e de ação afirmativa nos cursos a distância na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O objeto de estudo é dividido em três eixos: o Sistema Universidade Aberta do Brasil, as políticas de ação afirmativa dos povos indígenas no Paraná e a modalidade a distância da UEM. O estudo de caso foi realizado com os tutores da universidade e os dados foram apreciados a partir das contribuições da análise do discurso de Bakhtin (2011). O resultado destaca que a junção dessas políticas públicas associadas à oferta inovadora e pioneira de vagas específicas na modalidade a distância pela UEM, que tem como base o uso das tecnologias, tem assegurado o direito à educação para os povos indígenas, à inclusão e à democratização do ensino superior público. As políticas foram analisadas a partir do ciclo de políticas de Ball, Bowe e Gold (1992).

Palavras-chave: Tecnologias; Inclusão; Inovação; Políticas; Ensino Superior.

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Taissa Vieira Lozano Burci, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de Apucarana. Maringá, Paraná, Brasil.

Maria Luísa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – campus Araraquara. Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Maringá, Paraná, Brasil.

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Publié-e

2021-11-19

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BURCI, T. V. L.; COSTA, M. L. F. A Inclusão Educacional dos povos indígenas pelo Ensino Superior a Distância: a contribuição da tecnologia para a democratização da Educação. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 141–157, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p141-157. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11723. Acesso em: 22 déc. 2024.