Aias, governantas e preceptoras

mulheres com a atribuição de educar

Auteurs-es

  • MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO http://orcid.org/0000-0002-3624-4854
  • Ana Cristina López M. Francisco UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p239-256

Mots-clés :

Aias. Governantas. Preceptoras. Atribuições femininas. Educação de crianças nobres.

Résumé

 

  What do you want to do ? New mailCopy     What do you want to do ? New mailCopy     What do you want to do ? New mailCopy     What do you want to do ? New mailCopy  

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

MARIA CELI CHAVES VASCONCELOS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 

  What do you want to do ? New mailCopy  

Ana Cristina López M. Francisco, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 

  What do you want to do ? New mailCopy     What do you want to do ? New mailCopy     What do you want to do ? New mailCopy  

Références

AGUIAR, Jaqueline Vieira de. Cadernos de Lições: a educação das Princesas Isabel e Leopoldina nos Paços Imperiais (1850-1864). 346 f. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, 2020.
AGUIAR, Jaqueline Vieira de. Mulheres educadas para governar: o cotidiano das “lições” nas cartas das Princesas Isabel e Leopoldina. 2012. 286 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Petrópolis, Programa de Pós-graduação em Educação, Petrópolis, 2012.
ATRIBUIÇÕES DA AIA, 1857. POB- Maço 29, doc. 1038. Museu Imperial/Ibram/MinC.
BARRAL E DA PEDRA BRANCA, Luísa Margarida Portugal de Barros, condessa de, 1816-1891. Cartas a Suas Majestades, 1859-1890. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1977.
BASTOS, Maria Helena Camara. Da educação das meninas por Fénelon (1852). História da Educação – RHE v. 16 n. 36 Jan/abr. 2012 p. 147-188. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/8496/2/Documento_Introducao_Da_Educacao_das_meninas_por_Fenelon_1852.pdf Acesso em: 12/01/2021.
BEAUMONT, Jeanne Marie. Madame Leprince de. Tesouro de meninas ou diálogos entre uma sábia aia e suas discípulas. Seleção e Prefácio de Ana Maria MACHADO. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
BEAUMONT, Mme. Leprince de. Thesouro de meninas ou dialogos entre uma sabia aia e suas discipulas. Tradução do francês pelo Padre Joaquim Ignacio de FRIAS. 4 ed., 2 vols., Lisboa: Typographia e Lytographia Portugueza, 1883, p. VII-VIII.
CARTA DE P. PEDRO II À IMPERATRIZ D. AMÉLIA, 14 de novembro de 1853, s/l. POB, Maço 29, doc.1046, Museu Imperial/Ibram/MinC.
FERNANDES, R. Os caminhos do ABC. Sociedade portuguesa e ensino das primeiras letras. Porto: Porto Editora, 1994.
FRANCISCO, Ana Cristina B. López M. A Condessa preceptora: entre o cotidiano nos Paços Imperiais e a construção do mito. Tese (Doutorado) – Universidade Católica de Petrópolis. Programa de Pós-graduação em Educação, Petrópolis, 2017.
GALÁN, Juan Eslava. La familia del Prado: un paseo desenfadado y sorprendente por el museo de los Austrias y los Borbones. Barcelona: Planeta, 2018.
GASKELL, Elizabeth. Vida de Charlotte Brontë. Barcelona: Clássica Biografias, 2001.
GRAHAM, Maria. Escorço biográfico de Dom Pedro I. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010.
HIERRO, María Pilar Queralt del. As mulheres do Marquês de Pombal. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2014.
KAISER, Glória. Um diário imperial. Leopoldina, Princesa da Áustria, Imperatriz do Brasil de 1º de dezembro de 1814, a 5 de novembro de 1817, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Reler, 2005.
LACOMBE, Loureço Luís. Anuário do Museu Imperial. vol.7. Petrópolis: Museu Imperial, 1946.
MACEDO, Joaquim Manuel de. A Moreninha. São Paulo: Ática, 1982.
MAUAD, Ana Maria. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.
MENDES, Paula Almeida. Itinerários pedagógicos e civilidade cristã na literatura didática feminina em Portugal (séculos XVIII-XIX). VS 18 (2011), p. 83-112. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/65320/2/paulamendesitinerarios000183460.pdf Acesso em 04/01/2021.
MONTEIRO, Tobias. História do Império. Rio de Janeiro: Briguiet, 1946.
PERROT, Michelle. História dos quartos. Tradução de Alcida Brant. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
PINHO, Wanderley. Salões e Damas do Segundo Reinado. 3ª edição. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1959.
REZZUTTI, Paulo. D. Pedro: a história não contada. São Paulo: Leya, 2015.
SANTOS, Maria Teresa. Educar os filhos de alguns. A teoria educativa de Locke na prática de Joana Rousseau de Villeneuve. In: Borges-Duarte (Org.). Fios de Memória. Liber Amicorum para Fernanda Henriques. Vila Nova de Famalicão: Humus, 2018, p. 221-238.
SILVA, Innocencio Francisco da. Diccionario Bibliographico Portuguez. Estudos applicaveis à Portugal e ao Brazil continuados e ampliados por Brito Aranha em virtude de contrato celebrado com o governo portuguez. Tomo Décimo (Terceiro do supplemento), H-J. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. A Casa e os seus Mestres. A educação no Brasil de oitocentos. Rio de Janeiro: Gryphus, 2005.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Igreja e educação: a influência da catequese nos primórdios da literatura pedagógica. In: LEMOS, Maria Teresa Toribio Brittes. Religião, violência e exclusão. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, p.71-96.
VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Diálogos entre uma sábia aia e suas discípulas: a literatura pedagógica para a educação doméstica. In: MENDONÇA, Ana Waleska Polo Campos; VASCONCELOS, Maria Celi Chaves (Orgs.). Histórias de pesquisa na educação / Pesquisas na história da educação II. Rio de Janeiro: Quartet, FAPERJ, 2013, p. 233-254.
VERNEY, Luís António. Verdadeiro método de estudar: para ser util à Republica, e à Igreja: proporcionado ao estilo, e necesidade de Portugal. Exposto em varias cartas, escritas polo R. P. Tomo primeiro, Valensa [Nápoles]: na oficina de Antonio Balle [Genaro e Vicenzo Muzio], 1746.
VILLENEUVE, Joanna Rousseau de. A aia vigilante, ou reflexões sobre a educação dos meninos, desde a infancia até a adolescencia. Lisboa: Real Bibliotheca, 1767.

Publié-e

2021-09-29

Comment citer

VASCONCELOS, M. C. C.; LÓPEZ M. FRANCISCO, A. C. . Aias, governantas e preceptoras: mulheres com a atribuição de educar. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 63, p. 239–256, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n63.p239-256. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11057. Acesso em: 21 nov. 2024.