O (im)possível de educar em tempos de crise:

psicanálise e educação crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p17-30

Palavras-chave:

Educação, Contemporaneidade, Psicanálise, Teoria crítica

Resumo

A psicanálise comunga com a educação crítica a preocupação com a subjetividade humana, uma vez que provoca investimentos e emoções que permitem reflexões em tempos de crise, principalmente ao inspirar no professor um permanente retorno a si mesmo, ou seja, a autorreflexão. Esse texto objetiva buscar, na relação entre psicanálise e educação crítica, possíveis referências para além do olhar psicologizante educacional que se firma em caminhos restritos da educação e da formação docente. O aspecto fecundo desta relação entre a psicanálise e a crítica da cultura evidencia o pensar educativo pelos limiares da ética e da sensibilidade com/pelo o outro. A metodologia, de caráter bibliográfico, pauta-se na apropriação de uma leitura frankfurtiana do pensamento de Freud, em que denuncia a formação pautada na adaptação do sujeito e, pela relação entre as bases teóricas, anuncia uma educação comprometida com ações emancipatórias do saber escolar.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

OLIVEIRA, M. R.; BATISTA, C. . O (im)possível de educar em tempos de crise: : psicanálise e educação crítica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 60, p. 17–30, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p17-30. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10525. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático