Ana, adolescente nota dez?

reflexões sobre a patologização do aprender

Auteurs-es

  • Cristiana Carneiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • Raisa de Paula Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p211-226

Mots-clés :

Dificuldades de aprendizagem, Medicalização, Estudo de caso, Mal-estar, Educação

Résumé

O artigo tem como objetivo discutir entraves na escolarização a partir de um estudo de caso realizado com uma adolescente diagnosticada com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dificuldade de aprendizagem.1 Para isto, buscamos aprofundar o tema das dificuldades de aprendizagem a fim de tecer uma reflexão sobre o diagnóstico de Ana no que se dirige ao aprender. Discutimos a diferença entre a preponderância do organismo em detrimento do corpo nas leituras sobre entraves no aprender e sua relação com a patologização. Termos como mal-estar, estilos cognitivos e de aprendizagem foram utilizados para ampliar o debate sobre as dificuldades em estar na escola e responder às suas demandas. Esta ampliação permitiu uma nova compreensão sobre o aprender e sua relação com a escola.

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Publié-e

2020-12-31

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CARNEIRO, C. .; SILVA, R. de P. . Ana, adolescente nota dez? reflexões sobre a patologização do aprender. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 60, p. 211–226, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p211-226. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10510. Acesso em: 23 nov. 2024.