Ana, adolescente nota dez?
reflexões sobre a patologização do aprender
DOI :
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p211-226Mots-clés :
Dificuldades de aprendizagem, Medicalização, Estudo de caso, Mal-estar, EducaçãoRésumé
O artigo tem como objetivo discutir entraves na escolarização a partir de um estudo de caso realizado com uma adolescente diagnosticada com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dificuldade de aprendizagem.1 Para isto, buscamos aprofundar o tema das dificuldades de aprendizagem a fim de tecer uma reflexão sobre o diagnóstico de Ana no que se dirige ao aprender. Discutimos a diferença entre a preponderância do organismo em detrimento do corpo nas leituras sobre entraves no aprender e sua relação com a patologização. Termos como mal-estar, estilos cognitivos e de aprendizagem foram utilizados para ampliar o debate sobre as dificuldades em estar na escola e responder às suas demandas. Esta ampliação permitiu uma nova compreensão sobre o aprender e sua relação com a escola.
Téléchargements
Références
BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Resolução nº 177, de 11 de dezembro de 2015. Dispõe sobre o direito da criança e do adolescente de não serem submetidos à excessiva medicalização. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://www.conass.org.br/ci-n-233-publicada-a-resolucao-conanda-n-177-que-dispoe-sobre-o-direito-da-crianca-e-do-adolescente-de-nao-serem-submetidos-a-excessiva-medicalizacao/. Acesso em: 23 jan. 2020.
CARNEIRO, C. O estudo de casos múltiplos: estratégia de pesquisa em psicanálise e educação. Psicologia, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 314-321, 2018.
CARNEIRO, C.; COUTINHO, L. G. Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: interlocuções entre a psicanálise e a educação. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 109-129, 2016.
CASTRO, L.; BESSET, V. (org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ, 2008.
CHRISTOFARI, A. C.; FREITAS, C. R.; BAPTISTA, C. R. Medicalização dos modos de ser e de aprender. Educação & Realidade, v. 40, n. 4, p. 1079-1102, 2015.
COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. Preconceitos no cotidiano escolar: a medicalização do processo ensino-aprendizagem. In: CONSELHO REGIONA DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO (CRP-SP); GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR (GIQE) (org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. p. 221-244.
CORREIA, L. M. Para uma definição portuguesa de dificuldades de aprendizagem específicas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 13, n. 2, p. 155-172, maio/ago. 2007.
DUNKER, C. A neurose como encruzilhada narrativa: psicopatologia psicanalítica e diagnóstica psiquiátrica. In: ZORZANELLI, Rafaela; BEZERRA JUNIOR, Benilton; COSTA, Jurandir Freire (org.). A produção de diagnósticos em psiquiatria contemporânea. Vol. 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2014. p. 69-106.
FERNANDÉZ, A. A inteligência aprisionada. Abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artmed, 1991.
FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. rev. aum. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FREUD, S. Mal-estar na civilização. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
FREUD, S. Projeto para uma psicologia científica. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. I. Rio de Janeiro: Imago, 1980. p. 385-529.
GUARIDO, R; VOLTOLINI, R. O que não tem remédio, remediado está? Educação em Revista, v. 25, n. 1, p. 239-263, 2009.
KAMERS, Michele. A fabricação da loucura na infância: psiquiatrização do discurso e medicalização da criança. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 153-165, jan./abr. 2013.
KUPFER, M. C. M. Problemas de aprendizagem ou estilos cognitivos? Um ponto de vista da psicanálise. In: RUBINSTEIN, E. (org.). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. p. 55-66.
LACAN, J. Função e campo da palavra e da linguagem na psicanálise. In: LACAN, J. Escritos. São Paulo: Perspectiva, 1998. p. 238-324.
LAJONQUIÈRE, L. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens. A (psico) pedagogia entre o conhecimento e o saber. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LAJONQUIÈRE, L. Infância e ilusão (psico)pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília, DF: Liber Livro, 2009.
OLIVEIRA, R. P. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 28, n. 100, p. 661-690, out. 2007.
ORNELLAS, M. de L. S. Estilo: marca que oblitera a falta do outro. In: Estilos da Clínica, São Paulo, v. 20, p. 100-110, 2018.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1996.
SANTIAGO, A. L.; SILVA, M. M. M. Da universalização à qualidade de ensino: desafios da alfabetização. RevistAleph, ano XI, n. 22, p. 157-172, dez. 2014.
WINE, N. O sujeito entre o tempo e o espaço. 1999. 236 f. Tese (Doutorado em Teoria Psicanalítica) – Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica, Instituto de psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro,1999.
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017