Ana, adolescente nota dez?
reflexões sobre a patologização do aprender
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p211-226Keywords:
Dificuldades de aprendizagem, Medicalização, Estudo de caso, Mal-estar, EducaçãoAbstract
The following article aims to understand what they are learning difficulties from a case study of an adolescent diagnosed with Oppositional Defiant Disorder (ODD), Attention Deficit Disorder with Hyperactivity (ADHD) andlearning disabilities. For this we seek to deepen on the subject in order to better understand how learning disabilities are defined / reputable, so we could review the case and make sure that it would set up this diagnosis. Discusses the difference between the preponderance of the body over the body in the readings on barriers to learning and its relationship with pathologization. Terms such as malaise, cognitive styles and learning were used to broaden debate about the difficulties of learning. This expansion has enabled a new understanding of the diagnosis of adolescents in relation to school.
Downloads
References
BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Resolução nº 177, de 11 de dezembro de 2015. Dispõe sobre o direito da criança e do adolescente de não serem submetidos à excessiva medicalização. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://www.conass.org.br/ci-n-233-publicada-a-resolucao-conanda-n-177-que-dispoe-sobre-o-direito-da-crianca-e-do-adolescente-de-nao-serem-submetidos-a-excessiva-medicalizacao/. Acesso em: 23 jan. 2020.
CARNEIRO, C. O estudo de casos múltiplos: estratégia de pesquisa em psicanálise e educação. Psicologia, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 314-321, 2018.
CARNEIRO, C.; COUTINHO, L. G. Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: interlocuções entre a psicanálise e a educação. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 109-129, 2016.
CASTRO, L.; BESSET, V. (org.). Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ, 2008.
CHRISTOFARI, A. C.; FREITAS, C. R.; BAPTISTA, C. R. Medicalização dos modos de ser e de aprender. Educação & Realidade, v. 40, n. 4, p. 1079-1102, 2015.
COLLARES, C. A. L.; MOYSÉS, M. A. Preconceitos no cotidiano escolar: a medicalização do processo ensino-aprendizagem. In: CONSELHO REGIONA DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO (CRP-SP); GRUPO INTERINSTITUCIONAL QUEIXA ESCOLAR (GIQE) (org.). Medicalização de crianças e adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015. p. 221-244.
CORREIA, L. M. Para uma definição portuguesa de dificuldades de aprendizagem específicas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, SP, v. 13, n. 2, p. 155-172, maio/ago. 2007.
DUNKER, C. A neurose como encruzilhada narrativa: psicopatologia psicanalítica e diagnóstica psiquiátrica. In: ZORZANELLI, Rafaela; BEZERRA JUNIOR, Benilton; COSTA, Jurandir Freire (org.). A produção de diagnósticos em psiquiatria contemporânea. Vol. 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2014. p. 69-106.
FERNANDÉZ, A. A inteligência aprisionada. Abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artmed, 1991.
FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2. ed. rev. aum. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FREUD, S. Mal-estar na civilização. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
FREUD, S. Projeto para uma psicologia científica. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. I. Rio de Janeiro: Imago, 1980. p. 385-529.
GUARIDO, R; VOLTOLINI, R. O que não tem remédio, remediado está? Educação em Revista, v. 25, n. 1, p. 239-263, 2009.
KAMERS, Michele. A fabricação da loucura na infância: psiquiatrização do discurso e medicalização da criança. Estilos da Clínica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 153-165, jan./abr. 2013.
KUPFER, M. C. M. Problemas de aprendizagem ou estilos cognitivos? Um ponto de vista da psicanálise. In: RUBINSTEIN, E. (org.). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012. p. 55-66.
LACAN, J. Função e campo da palavra e da linguagem na psicanálise. In: LACAN, J. Escritos. São Paulo: Perspectiva, 1998. p. 238-324.
LAJONQUIÈRE, L. De Piaget a Freud: para repensar as aprendizagens. A (psico) pedagogia entre o conhecimento e o saber. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
LAJONQUIÈRE, L. Infância e ilusão (psico)pedagógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
NUNES, A. I. B. L.; SILVEIRA, R. N. Psicologia da aprendizagem: processos, teorias e contextos. Brasília, DF: Liber Livro, 2009.
OLIVEIRA, R. P. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 28, n. 100, p. 661-690, out. 2007.
ORNELLAS, M. de L. S. Estilo: marca que oblitera a falta do outro. In: Estilos da Clínica, São Paulo, v. 20, p. 100-110, 2018.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1996.
SANTIAGO, A. L.; SILVA, M. M. M. Da universalização à qualidade de ensino: desafios da alfabetização. RevistAleph, ano XI, n. 22, p. 157-172, dez. 2014.
WINE, N. O sujeito entre o tempo e o espaço. 1999. 236 f. Tese (Doutorado em Teoria Psicanalítica) – Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica, Instituto de psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro,1999.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017