Performance des diplômés du baccalauréat en Éducation Rurale

réflexions sur la praxis

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p138-159

Mots-clés :

Licenciatura em Educação do Campo, Egressos, Trabalho, Escolas do Campo, Práxis

Résumé

RESUMO

 Este texto almeja refletir sobre a práxis de egressos da Licenciatura em Educação do Campo, objetivando perceber como esta foi abordada na produção do conhecimento científico na pós-graduação. Procedeu-se à análise de 25 pesquisas (teses e dissertações), buscando examinar os resultados em relação aos três perfis de formação pretendidos pelo curso: a) inserção e atuação dos egressos nas Escolas do Campo e os desafios da docência por área de conhecimento; b) inserção e atuação dos egressos em seus territórios, na gestão de processos educativos comunitários e c) tensões e contradições que envolvem seu ingresso/permanência no mundo do trabalho. As pesquisas analisadas reafirmam que o Projeto Político Pedagógico das LEdoCs, dada a sua materialidade de origem, vinculada à luta da classe trabalhadora, tem conseguido garantir um novo perfil de educadores às Escolas do Campo, porém a continuidade de tal projeto de formação enfrenta ameaças em diferentes ordens.

Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Egressos. Trabalho. Escolas do Campo. Práxis.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mônica Castagna Molina, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Doutora (pós doutora). Professora Associada da Universidade de Brasilia. Integra o grupo de pesquisa "Consciência – Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação"

Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutor em Educação. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Références

NGELO, A. A. Um estudo sobre a prática políti-co-social de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da FaE/UFMG: possibilidades e desafios para a formação de educadores do campo. 2019. 315 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112019-182539/publico/ALINE_APARECIDA_ANGELO_rev.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

ANTUNES, R.; ALVES, G. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 25, n. 87, p. 335-351, maio/ago. 2004.

BAZZO, V.; SCHEIBE, L. De volta para o futuro... retrocessos na atual política de formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 13, n. 27, p. 669-684, set./dez. 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em: 15 out. 2020.

BRITO, M. M. B.Formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis: análise da atuação dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília. 2017. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/31100. Acesso em: 15 out. 2020.

CALDART, R. S. Educação do Campo. In: CALDART, R. S. Et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 259-267.

CALDART, R. S. Licenciatura em Educação do Campo e projeto formativo: qual o lugar da docência por área? In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (org.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 95-121. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, 5).

CALDART, R. S. Et al. Apresentação. In: CALDART, R. S. Et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 13-19.

CARMO, N. C. C. do. Mapeando a Educação do Campo em Minas Gerais: um estudo sobre egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UFMG (2005-2011) do Vale do Jequitinhonha. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ciência) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32678/1/2021156Disserta%c3%a7%c3%a3o_NayaraCarneirodoCarmo_2019.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

CARVALHO, C. A. da S. Representações sociais das práticas artísticas na atuação de profes-sores do campo. 2017. 328 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBDAW7MEQ/1/tese_cristiene_adriana_da_silva_carvalho.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

CASTRO, A. C. R. de. As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino:um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Saberes Interculturais da Amazônia) – Universidade Federal do Pará, Bragança, PA, 2017. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br:8080/jspui/bitstream/2011/9386/1/Dissertacao_Praticaspedagogicaseducador.pdf.Acesso em: 15 out. 2020.

CORDEIRO, D. R. Prática cultural docente: o habitus professoral dos egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo/UNIFESSPA. 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Marabá, PA, 2017. Disponível em:https://pdtsa.unifesspa.edu.br/images/DEBORA.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

CURADO SILVA, K. A. P. C. Epistemologia da Práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. In: PORTO, M. D.; SANTOS, M. L. dos; FERREIRA, J. R. R. (org.). Os desafios do en-sino de ciências no século XXI e a formação de professores para a Educação Básica. Curitiba: CRV, 2016. p. 35-52.

CURADO SILVA, K. A. P. C. Epistemologia da Práxis na formação de professores. In: MOLINA, M. C.; MARTINS, M. de F. A. (org.). Formação de formadores: reflexões sobre as experiências da Licenciatura em Educação do Campo no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 279-298. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, 9).

CURADO SILVA, K. A. P. C; LIMONTA, S. V. Formação de professores em uma perspectiva crítico-emancipatória: a materialidade da utopia. In: CURADO SILVA, K. A. P. C; LIMONTA, S. V. (org.). Formação de professores na perspectiva crítica: resistência e utopia. Brasília, DF: Ed. Universidade de Brasília, 2014. p. 11-28.

DALMOLIN, A. M. T. À sombra deste jacaran-dá: articulações entre Ciências da Natureza e Educação do Campo na formação docente. 2020. 263 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/210812/001115597.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 out. 2020.

FERNANDES, B. M. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, Presidente Prudente, SP, ano 8, n. 6, p. 14-34, jan./jun. 2005.

FERREIRA, M. J. L. Docência, Escola do Campo e formação: qual o lugar do trabalho coletivo? 2015. 235 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/20063/1/2015_MariaJucileneLimaFerreira.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

FREITAS, L. C. A escola única do trabalho: explorando os caminhos de sua construção. In: CALDART, R. S. (org.). Caminhos para a transformação da es-cola: reflexões desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo. v. 1. São Paulo: Expressão Popular, 2010. p. 155-178.

FREITAS, L. C. Formação de quadros técnicos ou formação geral? Riscos de um falso dilema para o MST. In: VENDRAMINI, C. R.; MACHADO, I. F. (org.). Escola e movimento social: a experiência em curso no campo brasileiro. São Paulo: Expressão Popular, 2011a. p. 109-132.

FREITAS, L. C. Neotecnicismo e formação do educador. In: ALVES, N. (org.). Formação de pro-fessores: pensar e fazer. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011b. p. 95-108.

FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, out./dez. 2014.

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.Trabalho como princípio educativo.In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 750-757.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere.Tradução:Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. (v. 2. Os intelectuais; O princípio educativo; Jornalismo).

KOSIK, K. Dialética do concreto. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

MARABÁ. Edital nº 001, de 07 de dezembro de 2018. Concurso público para vagas de quadro de pessoal efetivo da Prefeitura Municipal de Marabá-PA. Marabá, 2018. Disponível em: https://www.portalfadesp.org.br/midias/anexos/576_edital_n_01_2018_pmm_-_edital_de_abertura.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010. (Coleção Marx-Engels).MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MOLINA, M. C. A Educação do Campo e o enfrentamento das tendências das atuais políticas públicas. Educação em Perspecti-va, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, p. 378-400, jul./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6809/2772. Acesso em: 15 out. 2020.

MOLINA, M. C. Contribuições das Licenciaturas em Educação do Campo para as políticas de formação de educadores. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 38, n. 140, p. 587-609, jul.-set. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v38n140/1678-4626-es-38-140-00587.pdf.Acesso em: 15 out. 2020.

MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 121-146, jan./abr. 2015 7174-Texto do artigo-18356-2-10-20170417 (4).pdf. Acesso em 15 de outubro de 2015.

MOLINA, M. C. Panorama das Licenciaturas em Educação do Campo nas IFES no Brasil. In: RUAS, J. J.; BRASIL, A.; SILVA, C. da (org.). Educação do Campo: diversidade cultural, socioterritorial, lutas e práticas. Campinas, SP: Pontes, 2020. p. 85-110.

MOLINA, M. C.; PEREIRA, M. F. R. Potencialidades da inter-relação entre a formação docente na graduação e na pós-graduação: contribuições a partir de experiências do Estágio Docência na Licenciatura em Educação do Campo na UnB. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, TO, v. 5, 2020. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/10323/17329. Acesso em: 15 out. 2020.

MOLINA, M. C.; PEREIRA, M. F. R. A práxis como categoria estruturante do projeto de transformação na forma da Escola do Campo. REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd – Educação Pública e Pesquisa: ataques, lutas e resistências, 39., 2019, Niterói, RJ. Anais eletrônicos [...]. Niterói, RJ: Universidade Federal Fluminense (UFF), 2019. Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/sites/3/trabalhos/5428-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília: estratégias político-pedagógicas na formação de educadores do campo. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (org.). Licencia-tura em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências-piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 35-61. (Coleção Caminhos da Educação do Campo, 5).

MOLINA, M. C.; SÁ, M. L. Escola do Campo. In: CALDART, R. S. Et al. (org.). Dicionário da Edu-cação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 326-333.NEVES, L. M. W. (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

NEVES, L. M. W. O professor como intelectual estratégico na disseminação da nova pedagogia da hegemonia. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd), 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: ANPEd, 2013. 1 CD-ROM.

NORONHA, O. M. Epistemologia, formação de professores e práxis educativa transformadora. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 12, n. 1, set. 2010. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/176. Acesso em: 27 jan. 2018.

NUNES, N. D. Representações sociais sobre o cam-po de professores egressos do curso de Licencia-tura em Educação do Campo FAE-UFMG. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32700/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-Naiane%20Dias%20Nunes%20-%20Impres%C3%A3o%20%281%29.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.

OLIVEIRA, D. A. As reformas educacionais e suas repercussões sobre o trabalho docente. In:OLIVEIRA, D. A. (org.). Reformas educacionais na América Latina e os trabalhadores docentes. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p. 13-38.

PAITER, L. L. Reflexões sobre a formação docente na área de conhecimento ciências da natureza: a Licenciatura em Educação do Campo. 2017. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/186991/PECT0340-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y.Acesso em: 16 out. 2020.

PEREIRA, M. F. R. A Licenciatura em Educação do Campo da UnB e a práxis docente na transfor-mação da forma escolar a partir da atuação de suas egressas. 2019. 325 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/35820/1/2019_MarceloFabianoRodriguesPereira.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

PEREIRA, M. L. S. As contribuições da Licencia-tura em Educação do Campo na transformação das relações de gênero: um estudo de caso com as educandas do Assentamento Virgilândia de Formosa/GO. 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2014. Disponível em: http://repositorio.se.df.gov.br/bitstream/123456789/652/1/2014_MariaDeLourdesSoaresPereira.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

RIBEIRO, M. A. de F. Território e currículo: a construção do conhecimento na licenciatura em educação do campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ. 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/2560/2/2017%20-%20Marcia%20Adriana%20de%20Faria%20Ribeiro.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

ROSA, A. C. Educadores do PROLEC:a realidade dos licenciados em Educação do Campo - UFS (Turma 2008): um estudo de caso com os egressos do município de Poço Redondo. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, 2015. Disponível em: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/programa/defesas.jsf?lc=pt&id=136.Acesso em: 16 out. 2020.

SAGAE, É. Licenciatura em Educação do Campo: um processo em construção. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/169569/338108.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 out. 2020.

SANTA CATARINA. Secretaria de Educação do Estado. Nota Técnica SED/DIGR/DIGP nº 3, de 13 de dezembro de 2016. Reconhece a habilitação dos egressos dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo. Florianópolis, 2016.

SANTOS, E. M. dos. Trabalho coletivo, interdisci-plinaridade e auto organização dos educandos: contribuições da LEDOC para práticas educativas contra hegemônicas na experiência do ProJovem Campo Saberes da Terra do Distrito Federal. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2017. Disponível em: https://1library.org/document/qmw0g88z-universidade-brasilia-faculdade-educacao-graduacao-educacao-educacao-educacao.html. Acesso em: 16 out. 2020.

SANTOS, E. V. Representações sociais de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da FAE/UFMG sobre o campo. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4BPCS/1/disserta__o___ellen_vieira_santos.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

SANTOS, J. B. dos. Questão agrária, Educação do Campo e formação de professores: territórios em disputa. 2015. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/21471/1/Tese_Janeide%20Bispo%20dos%20Santos_vers%c3%a3o%20atualizado.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

SANTOS, J. dos. Licenciatura em Edu-cação do Campo e território ribeiri-nho:desafios e potencialidades na formação de educadores para a resistência na Amazônia. 2020. 236 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38895/1/2020_JenijuniodosSantos.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

SANTOS, L. dos. Concepção e prática da or-ganização escolar desenvolvido no curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFS (2008/2012). 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe UFS), São Cristóvão, SE, 2015. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/4801/1/LEANDRO_SANTOS.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

SANTOS, S. P. dos. A Licenciatura em Educação do Campo no estado de Roraima:contribuições para a Escola do Campo. 2018. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/32676/1/2018_SilvanetePereiradosSantos.pdf. Acesso em: 16 out. 2020.

SÃO JOÃO DO ARAGUAIA. Edital nº 001, de 03 de abril de 2018. Concurso público para vagas de quadro de pessoal efetivo da Prefeitura Municipal de São João do Araguaia-PA. Disponível em: http://paconcursos.com.br/v1/wp-content/uploads/2018/04/1-EDITAL-SJARAGUAIA-2018-retifica%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA02.pdf.Acesso em: 18 out. 2020.

SARMENTO, C. da S. A formação profissional de egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Fede-ral de Roraima (UFRR): desafios da profissão na contemporaneidade. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Roraima (UERR), Boa Vista, 2018. Disponível em: https://www.uerr.edu.br/ppge/wp-content/uploads/2019/01/DISSERTA%C3%87%C3%83O-CONSUELEM.pdf. Acesso em: 18 out. 2020.

SILVA, A. de A. Educação do Campo no Ins-tituto Federal do Pará/Tucuruí: currículo e educação para as relações etnicorraciais. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, 2017. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/bitstream/jspui/2437/2/2017%20-%20Analielle%20de%20Araujo%20Silva.pdf. Acesso em: 18 out. 2020.

SILVA, M. C. L. e. Caminhos da interdisciplina-ridade: da formação por área de conhecimento à prática educativa de egressos da Licenciatura em Educação do Campo - Procampo/IFPA, Campus de Castanhal, PA. 2017. 317 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2017. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/26673/1/2017_tese%20mclsilva.pdf. Acesso em: 18 out. 2020.

SILVA, H. S. A. Et al. Formação de professores do campo frente às “novas/velhas” políticas implementadas no Brasil: r-existência em debate. Revista Eletrônica de Educação, UFSCAR, São Carlos, SP, v. 14, p. 1-22, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/download/4562/1067. Acesso em: 18 out. 2020.TONET, I. Método científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.

TRINDADE, A. C. P. Representações sociais de egressos do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPA: formação e atuação no contexto social do campo. 2016. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/8660/1/Dissertacao_RepresentacoesSociaisEgressos.pdf.Acesso em: 18 out. 2020.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011

Publié-e

2021-10-19

Comment citer

MOLINA, M. C.; PEREIRA, M. F. R. Performance des diplômés du baccalauréat en Éducation Rurale: réflexions sur la praxis. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 138–159, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p138-159. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10082. Acesso em: 17 juill. 2024.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s