Atuação de egressos(as) das licenciaturas em Educação do Campo

reflexões sobre a práxis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p138-159

Palavras-chave:

Licenciatura em Educação do Campo, Egressos, Trabalho, Escolas do Campo, Práxis

Resumo

RESUMO

 Este texto almeja refletir sobre a práxis de egressos da Licenciatura em Educação do Campo, objetivando perceber como esta foi abordada na produção do conhecimento científico na pós-graduação. Procedeu-se à análise de 25 pesquisas (teses e dissertações), buscando examinar os resultados em relação aos três perfis de formação pretendidos pelo curso: a) inserção e atuação dos egressos nas Escolas do Campo e os desafios da docência por área de conhecimento; b) inserção e atuação dos egressos em seus territórios, na gestão de processos educativos comunitários e c) tensões e contradições que envolvem seu ingresso/permanência no mundo do trabalho. As pesquisas analisadas reafirmam que o Projeto Político Pedagógico das LEdoCs, dada a sua materialidade de origem, vinculada à luta da classe trabalhadora, tem conseguido garantir um novo perfil de educadores às Escolas do Campo, porém a continuidade de tal projeto de formação enfrenta ameaças em diferentes ordens.

Palavras-chave: Licenciatura em Educação do Campo. Egressos. Trabalho. Escolas do Campo. Práxis.

 

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Biografia do Autor

Mônica Castagna Molina, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Doutora (pós doutora). Professora Associada da Universidade de Brasilia. Integra o grupo de pesquisa "Consciência – Grupo de Estudos e Pesquisas em Materialismo Histórico-Dialético e Educação"

Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF

Doutor em Educação. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

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VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da Práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011

Publicado

2021-10-19

Como Citar

MOLINA, M. C.; PEREIRA, M. F. R. Atuação de egressos(as) das licenciaturas em Educação do Campo: reflexões sobre a práxis. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 138–159, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p138-159. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10082. Acesso em: 23 abr. 2024.

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